Neymar, Gisele Bündchen, Ticiane Pinheiro; esses são alguns dos famosos que não vivem sem feijão
O feijão é um dos principais alimentos da culinária brasileira, não só porque forma uma ótima combinação com o arroz, mas também pelos benefícios e nutrientes que oferece. É por isso que, Neymar Jr., Ticiane Pinheiro, a velejadora Isabel Swan, Gisele Bündchen, Mariana Rios, os cantores Seu Jorge e Anitta, Renato Aragão e a filha, Lívia, Sabrina Sato e Taís Araújo já declararam não descartar o alimento na dieta.
Uma porção de feijão é composta, em maior quantidade, por três nutrientes essenciais na alimentação diária: fibra alimentar, ferro e proteína, vitaminas recomendadas para quem pratica muito exercício físico, como é o caso da maioria desses famosos, principalmente o Neymar e a Isabel Swan, atletas que pretendem estar na próxima Olimpíada, em Tóquio, no ano que vem.
Rico em vitaminas, o feijão, além de fortalecer os músculos e evitar cãibras, melhora o sistema imunológico, auxilia a calcificação dos ossos e também contribui para a recuperação muscular pós-exercício.
Em relação às doenças, o alimento evita anemias, câncer de cólon, diabetes, prisão de ventre e até doenças cardiovasculares. “Ao falar dos alimentos, não podemos esquecer das boas qualidades nutricionais. No caso do feijão, principalmente para mulheres, é fundamental na reposição de ferro no organismo, devido à perda do nutriente no ciclo menstrual. É um dos principais aliados nesse processo”, acrescenta o cardiologista e nutrólogo, Fábio Cesar dos Santos.
Quem está grávida, como a Ticiane Pinheiro, o alimento ajuda a combater estrias e fortalecer as unhas – que enfraquecem no período de gestação. Já para as lactantes, como a Sabrina Sato, há o mito de que o feijão causa cólicas nos bebês. Não é verdade. Pelo contrário, ele é essencial para a mãe, por ser rico em ferro.
E que tem a rotina muito atarefada como os famosos citados? O feijão melhora a produtividade por conter zinco e selênio que refletem na energia, na concentração e no combate ao estresse e à fadiga.
Motivos não faltam para provar que o feijão é indispensável na dieta saudável e balanceada. Um único alimento com tantos benefícios e vitaminas incluindo as do complexo B, especialmente as B1, B2, B3 e B9 são essenciais para o organismo. “A associação arroz e o feijão é uma baita alimentação se bem equilibrado e em quantidades adequadas”, finaliza o especialista, Fábio Cesar dos Santos, também presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e do Estilo de Vida.
Fonte: assessoria de imprensa