3ª Copa Cerveja Brasil elege as melhores cervejas do País em 2023

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva divulgou as medalhistas da etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil. Assim, houve a escolha dos melhores rótulos do país em 2023. Afinal, pela primeira vez a realização do concurso foi nas cinco regiões brasileiras. Assim, a avaliação foi presencial com as cervejas produzidas por fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs das diversas unidades da federação. Dessa forma, a divulgação aconteceu na noite da sexta-feira (8), em São Paulo.

Desse modo, as 300 amostras que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso se classificaram para a final realizada esta semana. Então, na ocasião, foram novamente avaliadas às cegas por outro grupo de jurados. Nesse sentido, as análises consideram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando as amostras como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram então novamente avaliadas para disputarem o título de Best os Show, também nas três categorias.

Melhores cervejas

Então, a Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Assim, com a produção em Aparecida de Goiânia (GO), ela é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café. A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP). Assim, ela tem como base o estilo saison com fermentação mista que passou 16 meses em barris de carvalho francês. A medalha de bronze foi para uma cerveja não alcoólica. A Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour com adição de goiaba.

Ao todo participaram do concurso 1125 rótulos de 158 cervejarias, localizadas em 19 unidades da federação. As 5 etapas e a final envolveram mais de cem jurados e distribuíram mais de 374 medalhas. Na etapa final, 18 rótulos receberam medalha de ouro e ganharam inscrição para o World Beer Cup, concurso cervejeiro de maior prestígio do mundo.

Você pode conferir toda a relação dos ganhadores nacionais e regionais na página da Abracerva https://abracerva.com.br .

“Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo a apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, afirma o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Conexão


A 3ª Copa Cerveja Brasil faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, que além do concurso incluiu a realização de congressos e encontros nas cinco regiões do país. Este ano foram sede do Conexão Cerveja Brasil as cidades de Vitória, Salvador, Brasília, Belém e Curitiba, além de São Paulo.

Hove a apresentação nos congressos dos dados do segmento, análises, ações e propostas da entidade e seus parceiros em áreas fundamentais para o mercado como tributos, regulação, sustentabilidade, inovação e diversidade.

Em São Paulo, além dos vencedores da 3ª Copa Cerveja Brasil teve a apresentação também dos ganhadores do concurso Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio.

O Conexão Cerveja Brasil contou o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária. O Apoio nacional é do Sindicerv, Febracerva e Movimento Cerveja Rende. Ao longo do ano, contou com parcerios regionais como Instituto Cerveja Brasil, Grupo Anima, Unicuritiba, Procerva, Chill Associação Comercial do Distrito Federal, Sebrae-BA, CIEB – Centro das Indústrias do Estados da Bahia, Senai-BA, AICerva e do Sindibebidas-ES.

Gastronomia


Em São Paulo, o Conexão Cerveja Brasil incluiu o evento Observando Cerveja com a realização paralela à reunião do Observatório da Gastronomia de São Paulo, na universidade Anhembi Morumbi. Uma parceria da Abracerva com o grupo educacional Anima, o Observando Cerveja levou conhecimento e experiência sobre a bebida para profissionais da área da gastronomia degustações com café, cerveja e chocolate, conduzidas pelo consultor em gestão sensorial Ensei Neto e harmonizações de cerveja e queijo com o especialista André Vasquez, sócio do bar de queijos Teta Cheese, de Brasília.