5 etapas que você deve seguir para recuperar a pele após a comilança no Natal
Foto: pixabay
Logo após o Natal é o momento perfeito para fazer algumas resoluções de cuidados com a pele. Nesse sentido,  começar a adotar novos hábitos para o ano seguinte. Afinal, as semanas de excesso das temporadas festivas, comendo alimentações fartas em carboidratos, açúcares, gordura e fritura, trazem efeitos maléficos que são vistos diretamente no tecido cutâneo.

“Há um impacto direto da alimentação na pele. Então, por conta dos abusos, tende a ficar mais oleosa, desidratada, opaca e com aparecimento de acne, olheiras e inchaço”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Assim como você já deve ter ouvido falar sobre uma desintoxicação para o seu corpo. Bem como a mesma dica também se aplica ao seu regime de cuidados com a pele”, acrescenta a médica. Mas, calma, não é nada de outro mundo! Ela explica abaixo o que você precisa fazer:

Volte à rotina dos bons hábitos – Não prolongue os excessos das festividades: reduza as bebidas, as comidas gordurosas e busque opções mais saudáveis na alimentação.

“Invista nas folhas verdes, no gengibre, alimentos integrais e frutas. Da mesma forma, retome as horas de sono, evite o cigarro e, principalmente, cuide muito bem da sua pele na hora de se expor ao sol. Use filtro solar com FPS 30 no mínimo e reaplique sempre o protetor”, diz a médica. Uma novidade é o Stick Biosole E Plus Ultra Vitamin FPS 99, da Ada Tina. Esse é o primeiro protetor solar clareador em bastão que oferece 12 horas de proteção solar com toque seco e sedoso, além de ser resistente à água e ao suor.

“Além de oferecer 12 horas de proteção contra os raios UVA, UVB e UVA1 Longo graças a exclusiva tecnologia Solent, o produto ainda é capaz de clarear, uniformizar e iluminar a pele do rosto, além de combater o envelhecimento causado pela exposição solar. Isso porque conta com Difendiox ULTRA, tecnologia exclusiva e patenteada de Ada Tina especialmente desenvolvida para as peles do Brasil que combina a vitamina E+, zinco antioxidante e os inovadores absorvedores anti-idade e imunoprotetores”, finaliza Maurizio.

Limpeza – Seu primeiro passo é investir em um produto adequado para a limpeza e desintoxicação da pele. Uma boa dica é investir no cleasing oil.
“Ele é um produto que possui uma combinação de óleos na sua composição. Nasceu no oriente, as asiáticas, principalmente as sul-coreanas, não vivem sem. É a mais nova moda quando o assunto é limpeza da pele. Os óleos de limpeza se misturam com as impurezas, partículas de poluição, maquiagem e mesmo a oleosidade existentes na nossa pele, se ligam a eles, e os levam embora. O cleasing oil limpa a pele sem agressão, sem que haja a retirada do manto lipídico normal da pele (como ocorre com sabonetes comuns)”, afirma a médica.
Outra possibilidade é o Cleasing Gel, como o Hyaluronic Cleanse Gel, da Ada Tina. O produto é um fluido de limpeza capaz de higienizar profundamente a pele sem causar ressecamento, pois é formulado com ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular.
“Esse ingrediente, por ser extremamente leve e pequeno, consegue atingir as camadas mais profundas do tecido cutâneo para proporcionar hidratação e preenchimento de rugas e linhas finas. Dessa forma, o produto purifica a pele enquanto a torna mais suave, hidratada e rejuvenescida. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive secas e oleosas, por não conter sabão ou óleo em sua composição, o Hyaluronic Cleanse Gel ainda é vegano e livre de parabenos, óleo mineral e uma série de outros ingredientes prejudiciais à saúde, sendo seguro inclusive para gestantes e lactantes”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.
Ajude a renovação – Em seguida, é hora de dar vida à pele removendo as células mortas. “O uso de um esfoliante não só aumentará os benefícios da limpeza, como também irá permitir uma maior eficácia do hidratante que virá a seguir”, afirma a dermatologista.
Esfoliantes naturais à base de sementes são uma boa opção, enquanto peles oleosas ou com excesso de queratina se beneficiam do uso de ácidos como o glicólico e o lático. O esfoliante Tribeca, da B.URB, possui sementes de apricot (damasco), que são ideais para hidratar e higienizar o tecido cutâneo; por não possuir esferas sintéticas, o produto pode ser utilizado todos os dias, diferentemente dos esfoliantes tradicionais.
Aposte no sérum – Para devolver a vitalidade, o sérum pode ajudar, isso por que esse líquido altamente concentrado possui ativos que conseguem penetrar em camadas mais profundas da pele, ajudando a melhorar a hidratação. A farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora farma da Biotec, indica séruns formulados com Hyaxel. “Ele é um ácido hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pelo Silício Orgânico (Silanol) obtido através de biotecnologia. É um produto multifuncional que intensifica a renovação epidérmica (efeito retinoic-like) . Ao mesmo tempo, aumenta o sistema de defesa da pele e combate reações inflamatórias. Além disso, inibe os malefícios do cortisol na pele”, diz a farmacêutica.
Lembre-se das máscaras – Uma máscara de argila ou carvão ativado pode melhorar a oleosidade. Enquanto, as máscaras hidratantes com ingredientes suavizantes podem hidratar e aumentar o viço da pele. “As máscaras conseguem hidratar por oclusão e isso potencializa o tratamento a que ela se propõe”, diz a Dra. Paola. Segundo Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.URB, máscaras faciais com carvão ativado também podem ajudar. Assim, como a Máscara Black Rednek, um produto que previne e remove cravos. Além de reequilibrar a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele.
“Essa máscara também traz colágeno em sua composição, que possui propriedades hidratantes e condicionantes da pele. Dessa forma, o carvão também confere propriedades clareadoras, contribuindo para a uniformização do tom da pele”, explica.
Fontes
*Dra Paola Pomerantzeff :  Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*Maria Eugenia Ayres: Farmacêutica e gestora farma da Biotec. Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000. CRF 33.424.
*B. Urb : Empresa originalmente brasileira, fundada em 2015 e criada para cuidar do homem, a B.URB apresenta uma linha de produtos totalmente voltada para o cuidado pessoal masculino. A criação de produtos exclusivos da marca leva em conta a tecnologia aliada à natureza, com uma linha inovadora, de alta qualidade e performance.