O que acontece quando dois titãs da culinária se encontram para um duelo? Ambos preparam pratos espetaculares (e fáceis de fazer em casa), e nós ganhamos novas receitas para testar. E se dissermos que tem como ficar ainda melhor?
A Evino, patrocinadora do Tem Chef em Casa, listou rótulos diferentes para você degustar com cada uma das seis refeições criadas por Erick Jacquin e Emmanuel Bassoleil. Se é para comer bem, também é para beber bem.
Está esperando o quê? Confira abaixo as receitas e dê a você mesmo e a seu pai o almoço (ou jantar) que vocês merecem:
Emmanuel Bassoleil
Para este prato, você precisará de: Pimenta Síria; Alho; Erva Doce; Sal e Pimenta Do Reino; Cebola; Suco De Limão; Mostarda Dijon; Coalhada; Hortelã; Zaatar e Romã. Primeiro, misture os elementos molhados em um pote e os secos em outro. Em seguida, adicione aos poucos o molho no pote dos secos e finalize.
Para uma harmonização perfeita, combine com Villa Riviera Splendid Côtes de Provence AOP 2019 , rosé que impressiona com sua elegância e aromas complexos. “Bebê-lo é como ganhar uma passagem direto para Provence, a terra dos melhores rosés do mundo e sentir a brisa do mar e os aromas de violetas”, diz Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.
Os ingredientes que você precisará são: 500g de carne moída; 250g de trigo para quibe; uma cebola grande; folhas de um maço de hortelã picadas; cinco dentes de alho picados; sal e pimenta síria a gosto. Para o recheio, separe mais quatro cebolas grandes cortadas em rodelas e azeite.
Em primeiro lugar, lave o trigo para quibe e deixe de molho na água por no mínimo 2 horas ou coloque água quente e deixe por aproximadamente 20 minutos. Depois, coloque o trigo em uma vasilha maior, espremendo-o, mas não muito. Junte a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã, o sal e a pimenta síria e amasse bem. Coloque metade da mistura numa forma média que vá ao forno, espalhe o recheio de cebola com o azeite e cubra com o restante do quibe. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno para assar em fogo médio por uma hora.
Para a harmonização, aposte no Goulart W Winemaker Winehunter Malbec Luján de Cuyo DOC 2018 , vinho de cultivo cuidadoso e orgânico, saboroso e robusto no paladar, perfeito para harmonizar com carnes assadas.
Separe 500ml de vinho tinto; 130gr de açúcar; 500gr de frutas vermelhas diversas (morango, framboesa, amora, mirtilo) e folhas de hortelã para decoração. Agora é só bater as frutas vermelhas e o açúcar no liquidificador (pode adicionar uma pitada de canela para dar um gosto especial) e depois ir adicionando, aos poucos, o vinho tinto a gosto – caso queira, finalize licor de Cassis. Sirva a sopa bem gelada com hortelã e algumas frutas vermelhas frescas.
Para ficar ainda melhor, combine com o Jean Pascal Peñalolen Cabernet Sauvignon 2017 , blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Carménère, Syrah, com corpo médio, taninos redondos e paladar frutado com traços de amoras e cassis.
Erick Jacquin
Para preparar esta salada, separe: 200g de lentilha cozida al dente; um tomate picado; 1/2 pimentão amarelo picado; 1/2 cebola picada; uma colher (café) de açafrão; salsinha, cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto; uma colher (chá) de orégano; 1/4 de xícara (chá) de suco de limão; 1/4 de xícara (chá) de azeite e uma folha de louro pequena. Para o vinagrete de mostarda, você precisará de uma colher (sopa) de mostarda; uma colher (sopa) da água da lentilha; duas colheres (sopa) de suco de limão; sal, azeite e pimenta a gosto.
Lave a lentilha e deixe de molho. No dia seguinte, escorra a água e reserve. Leve uma panela ao fogo com 1/2 litro de água, a folha de louro, uma pitada de sal e deixe ferver. Coloque a lentilha e quando levantar fervura deixe por mais 2 minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Depois, escorra a água e retire a folha de louro. Em um recipiente, junte a mostarda, a água da lentilha e o suco de limão. Tempere com sal, azeite e pimenta conforme a sua preferência. Junte à salada de lentilha.
Para a harmonização, a escolha é o Parras del 43 Sauvignon Blanc Central Valley D.O. 2019 , vinho refrescante e frutado, com notas herbáceas, boa estrutura e equilibrado.
Neste prato, você usará: um bife Ancho; duas colheres (sopa) de azeite; sal, pimenta do reino, alho e cheiro verde a gosto; duas cebolas; 100g de mandioquinha; 100g de cenoura; mostarda dijon; e um ovo.
Primeiro, tempere a carne e sele com azeite em uma frigideira. Em uma panela, refogue uma cebola, adicione metade legumes e grelhe. Em outra, refogue a outra cebola, adicione o restante dos legumes, cozinhe e depois emulsione, adicionando a mostarda Dijon e uma gema de ovo.
Para acompanhar, a pedida é o Goulart B Black Legion Special Blend 2018 , um blend de poesia, história e amor, além das castas Malbec e Cabernet Franc. Esse rótulo tem notas herbáceas, com delicados aromas de frutas vermelhas frescas e toque de cassis.
Separe Campari, coalhada seca, ovos, açúcar e castanhas. Primeiro,bata a clara do ovo com o açúcar até ficar aerado. Depois, é só juntar com a coalhada e finalizar com frutas vermelhas, castanhas e Campari.