Seja pelo sabor ou pela sensação responsável de oferecer maior disposição ao longo do dia, o café faz muito sucesso entre os brasileiros. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de 2020/21 total de café do Brasil deve ficar entre 57 e 62 milhões de sacas de 60kg. Além disso, o país é o maior exportador do grão do mundo, o equivalente a 32% da exportação total.
Entretanto, é comprovado que o consumo em excesso de cafeína pode causar certos males à saúde. Dentre eles estão: taquicardia, agitação, diurese, irritabilidade, ansiedade e, em casos mais extremos, convulsão. “A cafeína é uma droga e pode ter efeitos perigosos quando ingerida em grandes quantidades. Um deles é a overdose no organismo, levando a sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia”, pontua, Jessica Santos, nutricionista da Superbom.
A substância influência também na gastrite, sendo rapidamente absorvida no trato intestinal e metabolizada no fígado. Sendo assim, ela pode ser considerada uma substância irritante da mucosa gástrica porque, além do efeito local, quando estimula o sistema nervoso, acaba produzindo mais ácido no estômago, acentuando assim os sintomas do paciente que já possui o quadro.
Atenta a isso, a Superbom assegura em seu portfólio o Milho Torrado e Moído – uma opção sem cafeína e sem lactose. O produto é fabricado com grãos de milho selecionados, que são torrados e moídos, promovendo aroma e sabor similares ao do café tradicional.
Jessica, explica que, por ser isento de cafeína, o café de milho não influencia no sistema nervoso do corpo e nem gera insônia. “Além de tudo, ele apresenta também propriedade antioxidante, sendo rico em fibras, vitaminas e zero lactose. Para os apaixonados por café que desejam diminuir o seu consumo, ele tem um aroma suave e sabor semelhante ao tradicional grão, além de ser 100% natural”, comenta.