A região Nordeste é rica em cultura, paisagens, folclore e em sabores, que transformaram a gastronomia local em uma atração à parte. O Nordeste é, realmente, um tesouro nacional, por isso, há um dia especial para valorizar o povo que constrói a sua cultura diariamente.
Celebrado em 8 de outubro, o Dia do Nordestino foi instituído em homenagem aos 100 anos do poeta e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Para comemorar em grande estilo, a Tirolez ensina a preparar duas deliciosas receitas em homenagem à essa região tão amada.
Aprenda como fazer o saboroso Risoto de Abóbora com Carne Seca e Queijo Coalho e a Cartola Nordestina, um doce delicioso, composto por itens como banana, queijo coalho e canela, que promete agradar a todos!
Risoto de Abóbora com Carne-Seca e Queijo Coalho Tirolez Receita em parceria com @Panelaterapia
Ingredientes
2 embalagens de queijo coalho Tirolez
1 colher (sopa) de manteiga com sal Tirolez
1 colher (sopa) de azeite
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de abóbora japonesa
2/3 de xícara (chá) de carne-seca desfiada
1 xícara (chá) de arroz para risoto
3 xícaras (chá) de caldo de legumes (aproximadamente)
½ xícara (chá) de queijo parmesão Tirolez
Sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo
Corte o queijo coalho em cubos, grelhe em uma frigideira antiaderente e reserve.
Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite, e refogue a cebola. Quando murchar, junte o alho. Em seguida, acrescente a abóbora e a carne-seca.
Misture o arroz para risoto e adicione uma concha de caldo de legumes. Mexa até quase secar. Aos poucos, vá adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja cozido.
Finalize com o queijo parmesão, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino e cheiro-verde.
Cartola Nordestina – Receita em parceria com @TorradaTorrada
Ingredientes
2 colheres de sopa de manteiga com sal Tirolez
2 bananas-prata (um pouco mais verdes, não tão maduras)
4 espetos de queijo coalho Tirolez
Canela em pó
Açúcar cristal
Modo de Preparo
Corte as bananas na transversal;
Em uma frigideira, em fogo alto, coloque a manteiga. Quando derreter, caramelize as bananas dos dois lados (elas têm que permanecer durinhas, não podem se desmanchar). Depois de fritas, reserve-as.
Na mesma frigideira, grelhe o queijo coalho dos dois lados (1 minuto de cada lado, em fogo bem alto – também não podem derreter).
Montagem
Em um pratinho, coloque as bananas, o queijo coalho por cima (apare as pontas para ficar bem retinho e formar camadas iguais) e polvilhe canela em pó e açúcar para finalizar.