O Molho de Soja foi criado há milhares de anos e tinha como função temperar os alimentos e conservá-los por mais tempo. Hoje em dia é utilizado em todo o mundo para acompanhar os tradicionais pratos da culinária oriental ou outras receitas diversas, dando personalidade a refogados, saladas e marinadas.
Considerado um dos principais ingredientes da culinária japonesa, o molho de soja é tão importante no Japão que existem regras de produção a serem seguidas para que um molho possa ser chamado de shoyu. “No Japão, apenas as fábricas que seguem a receita tradicional e modo de preparo tradicional podem chamar o produto de shoyu”, conta Roberto Shibakura, embaixador da Kikkoman do Brasil, empresa produtora de shoyu e conhecida por sua ampla variedade de molhos orientais.
Versátil e muito saboroso, o molho de soja pode ser facilmente incorporado no dia a dia da cozinha dos brasileiros. Uma das opções mais práticas é usá-lo como substituto do sal, por exemplo. “Uma colher de sopa tem aproximadamente 2.6mg de sódio, enquanto o sal puro teria aproximadamente de 15mg a 18mg. Portanto, é mais saudável substituir o sal pelo molho de soja. Erroneamente, algumas pessoas acham que o molho de soja pode fazer mal porque é salgado, mas é exatamente o contrário”, explica Shibakura.
Roberto lista outras dicas de como usar o molho de soja no dia a dia.
Tempero poderoso
O Molho de Soja tem como função temperar os alimentos, adicionando o tempero salgado e muito aroma. “A junção do açúcar e dos aminoácidos do shoyu, em contato com o fogo, levam a uma reação química que resulta em um aroma único e especial”, conta Shibakura. Com isso, a adição de apenas umas gotas durante o cozimento ou a finalização garantem um sabor extra ao prato.
Variedade
Existem vários tipos de Molho de Soja, alguns têm o sabor mais adocicado, outros mais umami, outros ainda tem a coloração mais clara. Há também as variações, como o Molho de Soja com Limão. Cada tipo de molho de soja combina com um prato.
Onde usar?
O molho de soja pode ser usado em diversos pratos, inclusive naqueles que fazem parte do dia a dia do brasileiro. “Feijão, bife, estrogonofe, frangos assado, frango cozido, saladas, marinadas são alguns exemplos de pratos clássicos que com o uso do molho de soja ganham um sabor incrível e mais complexo”, explica Shibakura.
Molho de Soja no macarrão?
Mistura inesperada não é mesmo? Mas o molho de soja pode ser usado até na macarronada, pois adicionar um pouco do condimento no molho vermelho, ajuda a tirar a acidez do prato. Outra opção é fazer um molho à base de molho de soja com alho para servir junto com o macarrão.
Combinações inusitadas
O molho de soja também acrescenta sabores em diversos pratos da gastronomia e até mesmo em drinks, muitas receitas do clássico Bloody Mary levam algumas gotas de molho de soja. Além disso, pode ser usado até em alguns doces, sendo que a fábrica da Kikkoman no Japão tem um sorvete de molho de soja. “O shoyu de fermentação natural possui os 5 sabores, doce, salgado, azedo, amargo e umami, com isso ele combina com qualquer tipo de prato”, comenta Shibakura.
Melhores combinações
O molho de soja é feito de soja fermentada, por isso combina muito bem com outros derivados de soja e produtos fermentados, como tofu (queijo de soja), natto (soja fermentada) e kimichi (hortaliças condimentadas).
Fonte: assessoria de imprensa