Mixologista dá dicas para preparar drinks com sake

O sake está cada vez mais conquistando espaço no coração dos brasileiros, sendo visto muito além de uma bebida para acompanhar jantares orientais ou como base para as famosas sakerinhas. Considerado uma das bases alcoólicas mais versáteis da coquetelaria, o fermentado japonês pode ser utilizado numa infinidade de receitas de drinks. 

O head bartender do restaurante e bar Seen São Paulo e parceiro da Azuma Kirin, Heitor Marin, dá dicas de preparo e combinações para quem deseja experimentar incríveis coquetéis com sake em casa. “O sake tem um sabor suave e leve, o que facilita criar outros sabores tendo ele como base. É possível preparar drinks cítricos, herbais e até mesmo alguns com um leve amargor, por exemplo”, explica Marin. “Ele também pode ser misturado com outras bases alcoólicas para aumentar o teor alcoólico do drink e ajudar a compor o sabor. Se a ideia é criar um coquetel mais forte, combinar o sake com gin, tequila, rum e até outras bebidas envelhecidas pode ser uma ótima opção”, comenta.

Confira abaixo mais dicas do bartender 

Qual sake usar?

Todos os tipos de sake podem ser utilizados para a preparação de drinks. “Para uma bebida mais suave, como o Clericot, eu recomendo o Sake Soft, que é super suave no paladar e combina muito bem com frutas e receitas bem geladas. Já para coquetéis mais encorpados, como Junmai ou Dourado são ótimas opções por serem sakes mais potentes e apresentarem um sabor mais marcante e seco, já que são feitos de arroz com alto grau de polimento. E para quem procura um sabor mais delicado, por exemplo, o Sake Nama é ideal para garantir um frescor sutil aos coquetéis já que é um sake de sabor delicado, suave e frutado”. 

Quantidade ideal

“Não existe uma quantidade padrão de sake nos drinks, depende muito da receita. “O Sake Tonic, versão de Gin Tônica feita com sake, leva 70ml do fermentado japonês, enquanto outros drinks como o Sake Spritz ou Sake Tea levam 50ml, por exemplo”. Apesar de ser uma bebida leve, o sake tem entre 14% e 15,5% de teor alcoólico, por isso o recomendado é ir adicionando a quantidade da bebida aos poucos e provando, para evitar que o coquetel fique muito forte. 

Combinações

A combinação mais clássica para o sake é com frutas. “Eu gosto muito de combinar o sake com os cítricos como limão siciliano, laranja bahia, tangerina e limão galego, mas, por ser uma base versátil, combina com diversas outras frutas como kiwi, morango, uva, framboesa, jabuticaba, açaí e até mesmo pimenta”, comenta.

Entretanto, outras combinações podem ser criadas e resultar em uma explosão de sabores. Chás (chá mate, camomila, lavanda, entre outros), vermutes (bebida alcoólica à base de vinho), licores, xaropes e bitters (essências), por exemplo, são ingredientes que ornam muito com drinks que têm o sake como base. “Uma dica especial é misturar sake com espumante e água com gás para obter drinks refrescantes”. 

Receita

Para comprovar a versatilidade do sake e a infinidade de combinações, Heitor indica algumas das suas criações como o Umê Sour, que mistura Sake Azuma Kirin Nama, vermute seco, wasabi, Syoucyu e umeboshi (ameixa japonesa) e resulta em um coquetel salgado.

Já o Slight Fresh combina Sake Azuma Kirin Junmai, Syoucyu, licor de cranberry, espumante, uma fatia de pepino e folhas de manjericão. Outra opção é o Citric Julep feito com Sake Azuma Kirin Junmai, Syoucyu, licor de laranja, licor de cassis, limão siciliano e xarope simples. Confira a receita abaixo:

Slight Fresh
Receita de Heitor Marin para Azuma Kirin 

Ingredientes

40 ml Sake Azuma Kirin Junmai

15 ml Syoucyu

1 Slice de pepino

10 ml Licor de Cranberry

60 ml Espumante

1 Folha de manjericão

Modo de preparo

Coloque duas fatinas de pepino no mixing glass, na sequência o Sake Azuma Kirin Junmai, o Syoucyu e massere o pepino com um batedor. Adicione uma folha de manjericão e tampe o mixing glass com a tampa de uma coqueteleira e bate o drink.

Gele uma taça flutê, descarte esse gelo e coe o drink fazendo uma coagem simples. Adicione 60 ml de espumante e decore a taça com a folha de manjericão.