Com origem incerta, a lasanha é considerada um prato italiano, mas gregos, romanos e até ingleses criaram pratos semelhantes ao longo da história. O fato é que pesquisadores britânicos alegam que o primeiro livro de receitas da Inglaterra, escrito por cozinheiros a serviço do rei Ricardo II em 1390, continha uma receita de loseyns. A receita alterna camadas de uma massa de cereal não identificada, um caldo, especiarias como canela e açafrão e queijo ralado, um prato bem parecido com a lasanha.
Independentemente da sua origem, a lasanha está presente no nosso cotidiano, tanto pelo seu sabor único, quanto pela sua praticidade e versatilidade. Com variadas opções de recheio, o queijo não pode faltar, seja entre as camadas de massa ou ralado por cima para derreter e gratinar.
Do mesmo modo, preparar a lasanha pode até ser fácil, mas o processo vai além de intercalar o molho, o recheio e cozinhar no forno. Por isso, a Tirolez ensina algumas dicas para fazer a lasanha perfeita, que despertará o apetite mesmo antes de servir. Confira:
- Faça a lasanha com, no máximo, quatro camadas. Mais do que isso, o prato fica enjoativo e difícil de servir.
- Não exagere na quantidade de recheio para que a massa não desapareça entre tantos ingredientes.
- A lasanha deve ser colocada no forno preaquecido, bem quente. Nos primeiros 15 minutos, deixe-a coberta com papel alumínio. Depois, retire-o para dourar o prato.
- Para evitar que os pedaços desmanchem, espere esfriar um pouco antes de servir.
Fonte: assessoria de imprensa