A culinária japonesa no Japan House São Paulo é destaque no preparo de diversos pratos tradicionais, que tornam as refeições ainda mais simbólicas. Celebrações de final de ano, tradicionalmente representam importante faceta cultural de um povo. No caso do Japão, elas representam também um momento espiritual com boas vibrações na companhia da família e pessoas próximas. Por isso, a Japan House São Paulo destaca, de 14 a 31 de dezembro, rituais importantes que são até hoje praticados pelos japoneses nesse período do ano. Para acompanhar e aprender mais sobre o tema, basta conferir a programação do #JHSPOnline nas redes sociais da instituição.
No dia 14, será veiculada uma série de vídeos agradáveis ao paladar, concedendo destaque para o macarrão japonês Soba. Uma vez que este prato é tradicional e bastante apreciado durante a passagem do ano. Feito a partir do trigo sarraceno e com alto teor nutritivo. O prato pode ser servido tanto quente quanto frio e será apresentado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Telma receberá o chef Takaaki Yasumoto, do Yakitori, para contar sobre o Toshikoshi soba, receita tradicional do final do ano. Este prato representa a longevidade e felicidade duradoura. Assim, os chefs também irão preparar uma rica demonstração do prato.
Ainda no clima de final de ano, dia 16 o #JHSPONLINE abordará sobre o Nengajo. Este é um hábito de enviar cartões de ano novo aos familiares, colegas de trabalho e amigos que foram importantes ao longo do ano. O público conhecerá a origem desse costume e como funciona nos dias de hoje. Além disso, terá acesso também a três modelos de cartões para enviar às pessoas queridas, podendo customizar e expandir a sua criatividade, se aprofundando na cultura japonesa.
Falando em decoração do ano novo, extremamente tradicional no Japão, no dia 18 o conteúdo compartilhado irá explorar os significados de símbolos específicos que marcam esse momento tão especial. E dia 21 de dezembro, continuando com os pratos tradicionais da passagem do ano, está o Mochi. Uma vez que é um tradicional doce feito de arroz glutinoso. O patissier Cesar Yukio fará uma demonstração do passo a passo dessa iguaria baseada nos costumes de sua própria família.
Já no dia 28, em mais um vídeo inédito e especial, a chef Telma Shiraishi, ao lado do o chef Fernando Kuroda, contará e demonstrá a preparação de mais uma refeição muito popular no ano novo, o Ozoni. Esta sopa é preparada a partir do mochi, que pode receber como complemento caldo de peixe dashi, algas kombu, takenoko, frango, frutos do mar e kamaboko.
E no último dia do ano, 31, a programação se despede com mais detalhes sobre o Hatsuhinode, conhecido como o primeiro amanhecer do novo ano. Admirar o nascer do sol tem uma grande importância na tradição e é realizada desde os antigos japoneses. Nesse sentido, ele pode ser visto nas praias e montanhas e é uma forma de comemorar e receber boa sorte. É também um momento de grande relevância à cultura japonesa.
Confira a programação sobre a cultura nipônica durante a passagem do ano novo
14 de dezembro – Segunda-feira
Soba
A chef Telma Shiraishi (Aizome) convida o chef Takaaki Yasumoto (Yakitori) para demonstrarem e contarem um pouco mais sobre o Toshikoshi soba, o ritual do soba da passagem do ano. O soba é um macarrão feito a partir do trigo sarraceno e tem um alto teor nutritivo e um gosto maravilhoso.
16 de dezembro – Quarta-feira
Nengajo
Nengajo é uma tradição japonesa de enviar cartões de ano novo para as pessoas que foram importantes ao longo do ano. Assim, o público conhecerá a sua origem e 3 modelos de cartões para customizar e enviar.
18 de dezembro – Sexta-feira
Decoração de ano novo
Cada símbolo japonês há um significado de relevante importância à cultura japonesa. O post explorará a origem e trará informações sobre as decorações de ano novo no país.
21 de dezembro – Segunda-feira
Mochi
A passagem do ano é um momento muito especial e tradicional para a sociedade japonesa. A JHSP irá disponibilizar uma série de vídeos para falar dessa celebração e dos pratos tradicionais desse período. Agora, será a vez do Mochi, bolinho de arroz glutinoso, que terá seu passo a passo demonstrado pelo patissier Cesar Yukio.
28 de dezembro – Segunda-feira
Ozoni
A chef Telma Shiraishi convida o chef Fernando Kuroda para contar e demonstrar a preparação do Ozoni, uma sopa especial das festividades de ano novo cujo elemento principal é o mochi.
31 de dezembro – Quinta-feira
Hatsuhinode
Hatsuhinode é o termo japonês utilizado para descrever o primeiro amanhecer do novo ano. O nascer do sol tem extrema importância e reúne pessoas para apreciá-lo nas praias ou montanhas como forma de comemoração e boa sorte ao ano que está entrando.
Fonte: assessoria de imprensa