O chef vegano Gopa Kumara Dasa ganhou na última semana o prêmio Dólmã 2020. O Prêmio, que é o “Oscar” da cozinha brasileira, laurea chefs e profissionais de cozinha atuantes e que se destacam no cenário gastronômico regional ou nacional. Após um ano de detenção do prêmio, os profissionais premiados podem ser nomeados como Chefs Embaixadores da Gastronomia Brasileira. Este título é vitalício e concedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira. “Só tenho gratidão por todos que me apoiaram. Uma constante sensação de frio na barriga. Saber que eu era um garoto, escoteiro e com a mochila na costa. Então, me tornei um chef premiado. Me sinto muito realizado e feliz”, afirma Gopa.
Gopa Kumara Dasa é maranhense de nascimento e se tornou famoso por elaborar pratos de muito bom gosto. Assim, por meio de um trabalho de pesquisa de texturas e sabores e valorizando ingredientes regionais do nordeste. Desse modo, os pratos requintados são fáceis de fazer suspirar. Em sua rotina profissional ele se dedica a projetos ligados à gastronomia, como cursos, palestras e jantares. Atualmente, assina a praça vegana do Café Bistrô Aquarela, em São Luís-MA.
A ideia do prêmio surgiu após um estudo de mercado. Foi identificada a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.
Fonte: assessoria de imprensa