As hortas caseiras se tornaram uma grande tendência nos últimos anos entre os brasileiros. Além de conferir um verde revigorante para o ambiente e ser uma atividade divertida, cultivar alimentos e temperos dentro do lar proporciona economia e produtos frescos todos os dias. E para quem acha que é necessário muito espaço, é possível ter uma hortinha até mesmo em ambientes compactos. Juliana Alcantara, coordenadora da categoria de jardinagem e novos negócios da Telhanorte, separou quatro dicas que facilitam a criação e manutenção de hortas em casas e apartamentos.
1 – Faça um planejamento
Antes de começar uma horta é fundamental ter um planejamento. Anote tudo o que já tem e o que ainda precisa para iniciar o cultivo, como enxada, pazinhas, fertilizantes, mudas ou sementes, regadores. Se tem animais de estimação em casa, avalie a necessidade de cercar o espaço ou escolha um local alto. “Importante ter em mente que você não precisa começar cultivando todos os alimentos de uma vez, comece aos poucos com hortaliças para tempero, por exemplo, e estude a necessidade de sol e água para cada tipo”, indica a especialista.
2 – Escolha o local correto
A plantação pode ser feita em qualquer cantinho, desde que tenha uma boa iluminação natural. “É imprescindível que o espaço receba a luz solar por cerca de 2 a 4 horas por dia, para que a planta cresça de forma saudável. A plantação pode ser feita diretamente na terra ou em vasos. Uma ótima opção também são os jardins verticais, que acomodam facilmente vários tipos de plantas e ocupam pouco espaço”, acrescenta Juliana.
3 – Defina o que vai cultivar
Para quem está começando o plantio, recomenda-se plantas de fácil cultivo, como os temperos. “Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções. É possível comprar sementes em sachê, em latas, ou comprar mudas, avaliando se elas não apresentam manchas nas folhas ou galhas nas raízes, o que pode acabar trazendo pragas e doenças para toda a horta”, recomenda.
4 – Tenha atenção com a terra
Para a horta dar certo, é preciso ter uma terra bem adubada e com boa quantidade de matéria orgânica. “Para que as plantas nasçam com boa aparência, a terra precisa estar solta e não pode ser argilosa ou arenosa”, explica Juliana. Além disso, independentemente do tempo de colheita, a irrigação deve ser realizada com frequência para que o solo esteja sempre úmido.
Fonte: assessoria de imprensa