Rico em vitaminas e nutrientes, o alho-poró ainda é desconhecido do grande público. Por outro lado, ele pode fazer muito bem à saúde e é muito fácil de ser colocado em receitas deliciosas, aponta a nutricionista Dani Borges.
Usado em diferentes culinárias por todo o mundo, o alho-poró é muito usado em massas, molhos, carnes, risotos e sopas. Para quem não o conhece, é um vegetal que pertence à mesma família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido. Uma de suas grandes vantagens é que possui nutrientes e substâncias muito benéficas para o corpo.
Segundo a nutricionista Dani Borges, o alho-poró “é uma fonte de minerais importantes, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre, que são fundamentais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular”. Além disso, ele é um grande aliado na busca por imunidade, pois também possui muita vitamina C, Além disso, ela lembra que ele “faz muito bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o sistema nervoso, cardiovascular e digestório”.
É um alimento rico em fibras, o que Dani Borges explica: “Elas ajudam a manter o funcionamento do sistema digestivo. As fibras solúveis, por exemplo, desenvolvem uma espécie de gel no estômago que prolongam a sensação de saciedade. Assim, elas conseguem controlar melhor a fome e a absorção de nutrientes. Outro benefício é que reduzem o colesterol ruim (LDL) e a aumentam o bom (HDL). Outro ponto positivo é que o alho-poró também possui prebióticos, que são aqueles componentes que estimulam a proliferação de “bactérias do bem”, auxiliando no funcionamento da flora intestinal”, revela a nutricionista.
Para as mulheres grávidas, o alho-poró também é ótimo aliado. “Ele auxilia na formação do sistema nervoso do feto. Por possuir o ácido fólico, ele fortalece a pele, as unhas, cabelos e o sistema imunológico. Por isso, é recomendável que as mães consumam alho-poró durante o período da gravidez”, ressalta Dani.
Outra grande função do alho-poró é que, lembra Dani Borges, ele é um alimento diurético. “Isso hidrata a pele e a eliminar toxinas do organismo. Outro detalhe importante é que ele, combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo”.
Diante de tantas vantagens, que tal uma receita fácil de fazer, saborosa e fit? E o melhor de tudo é que ela pode ser consumida a qualquer hora do dia. A nutricionista Dani Borges apresenta nesta semana uma receita de um suflê de alho-poró de dar água na boca, anote a receita.
Suflê de alho-poró
Em primeiro lugar, em um refratário que possa ir ao forno, adicione:
3 ovos
3 claras
1 xícara de chá de ricota amassada
Em seguida, adicione 200 ml de iogurte zero açúcar (ela usou aqui o grego zero açúcar e zero lactose, mas você pode usar o que preferir)
Logo após, adicione 1 alho-poró picado e temperos à gosto (aqui o utilizado foi sal, orégano, e tempero 7 ervas desidratadas)
Modo de fazer
Antes de tudo, mexa bem até formar uma pastinha homogênea. Além disso, leve ao forno médio já pré-aquecido por cerca de 35 minutos. Então, para dourar ligue o grill do seu forno (se você tiver) e deixe mais 2 a 5 minutos (cuidado para não queimar).
Pronto. Agora é só servir!
Fonte: assessoria de imprensa