Poucas pessoas têm conhecimento, mas aquele resto de comida no prato que vai para o lixo depois da refeição, afeta de forma negativa a cadeia de produção alimentar no planeta. As pessoas desperdiçam cerca de um terço de todos os alimentos que são produzidos ao ano, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas. Segundo dados da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), agência da ONU.
O Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos diariamente e 61% dos alimentos jogados fora são provenientes do lixo doméstico. Durante o mês de abril, acontece a campanha global Stop Food Waste Day, realizado pela GRSA|Compass. O objetivo da campanha é ajudar, por meio de ações, a estimular a conscientização do consumo alimentar sem desperdício e criar soluções para retirar o Brasil do 10º lugar entre os países que mais desperdiçam comida no mundo.
Conversei com o chef Renato Caleffi, um dos embaixadores que aderiram à campanha contra o desperdício de alimentos. Graduado em gastronomia, Caleffi aprimorou os seus conhecimentos culinários nos EUA, Havaí, Argentina, Canadá e por todo o Brasil. Renato deu algumas dicas para aproveitar integralmente os alimentos.
Confira a entrevista!