Cardápio flexitariano é opção saudável para o Dia das Mães. Confira!

Dia das Mães é a segunda data mais importante depois do Natal no Brasil. Em geral, é um dia que as famílias costumam preparar refeições especiais com um bom almoço ou café da manhã. E como a mãe é a homenageada especial, a ideia é mostrar que uma refeição flexitariana pode ser uma boa opção para sair da rotina e de quebra apresentar algo novo no almoço dominical.

O termo “flexitarianismo” deriva da combinação das palavras flexível e vegetariano. É um estilo de vida que prioriza o maior consumo de alimentos ou bebidas à base de proteína vegetal. Não se trata de excluir alimentos do dia a dia, mas sim de incluir novos itens de origem vegetal, como grãos integrais, castanhas, feijões, entre outros.

O crescimento da dieta flexitariana nos últimos anos está ligada a uma maior preocupação com a saúde e à busca do consumidor por uma dieta mais equilibrada e saudável associada à adoção de atitudes mais sustentáveis.

Por meio de pesquisas, a ADM, líder global em nutrição e parceira das principais marcas de consumo, identificou o flexitarianismo como tendência para 2021 e, unindo toda a sua expertise e tecnologia, trouxe para o mercado soluções plant-based exclusivas.

A pesquisa proprietária da ADM realizada junto ao IBOPE, ouviu 2.000 pessoas para descobrir quais aspectos são mais valorizados quando o tema é colocar à mesa os produtos de origem vegetal. A pesquisa revelou que:

52% dos consumidores se identificam com o estilo de vida flexitariano – pessoas que conscientemente procuram ingerir alimentos ou bebidas à base de proteína vegetal
5 em cada 10 entrevistados já consumiram produtos plant-based
32% consumiriam novamente
43% dos flexitarianos escolhem alternativas vegetais com menos gordura
37% levam em conta a quantidade de proteína oferecida

Sugestão de cardápio flexitariano – O cardápio flexitariano especial para o Dia das Mães foi formulado pela nutricionista mestre e doutora pela USP Andresa de Marques Mattos. Andressa é flexitariana e possui ampla experiência com o flexitarianismo.

OBS: A nutricionista não tem nenhum vínculo profissional com a ADM. A sugestão é de total autoria da profissional.

Sugestão

Café da manhã

Suco Verde

Pão de fermentação natural

Hommus de beterraba

Lanche da manhã

Palitos de pera e maçã verde com pasta de

amendoim

Almoço

Kale caeser com parmesão

Arroz de ervilha com quinoa e castanha

Burguer de soja à parmegiana

Abacaxi com raspas de limão

Lanche da tarde

Café

Cuca de goiabada vegana

Jantar

Suco de melancia, gengibre e linhaça

Tabule de soja

Kibe plant-based

Molho de iogurte com hortelã

 

 

Fonte: assessoria de imprensa