Se engana quem pensa que o consumo de chá traz somente efeitos calmantes. Estudos revelam que a bebida ajuda a combater doenças cardíacas, diabetes e ainda contribuir para a perda de peso e redução do colesterol.
Há uma imensa diversidade de benefícios dos chás. “Os chás de gengibre e de sabugueiro, por exemplo, são anti-inflamatórios, podendo auxiliar na perda de peso e na recuperação de alguma doença. O chá de erva-doce é calmante e contribui para o foco cognitivo, qualidade do sono e saúde mental. Já o chá de alecrim é digestivo, minimiza sintomas de desconforto no trato gastrointestinal”, revela Ana Paula Baptista, empresária e proprietária da empresa mineira especializada na fabricação de chás, Soulchá.
Em relação à dose, ela pode variar de acordo com a condição de saúde da pessoa e o tipo de chá. “Uma recomendação que abrange a maioria das indicações é de uma a duas xícaras de chá por dia”, recomenda.
Ainda segundo Ana Paula, mesmo o produto sendo natural, é preciso ter indicação médica, pois cada pessoa tem um organismo e necessidades diferentes. “O tratamento é personalizado. Se o problema for a compulsão alimentar, por exemplo, a camomila vai ser uma ótima aliada, mas se for o metabolismo lento, a erva não é indicada”, finaliza.
Leia também
Chá: como reconhecer a verdadeira bebida milenar?
Principais ervas
Chá verde e chá branco: são originados pela planta camellia sinensis, auxiliam no emagrecimento e são antioxidantes.
Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante.
Hortelã: indicado para situações de cólicas abdominais, flatulência (gases) e problemas hepáticos.
Gengibre: sem contraindicação, é excelente anti-inflamatório, auxilia na recuperação de resfriados.
Camomila: indicado para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave, contusões e dos processos inflamatórios da boca e gengiva.
Sabugueiro: indicado para gripe e resfriado.
Fonte: assessoria de imprensa