Com um alto nível de açúcar e alta absorção pelo corpo, devemos consumir carboidratos de forma criteriosa. Porém, é necessário seguir a orientação de especialistas. Dr Allison Melo e Dr. Elifas Rodrigues, médicos da Clinica Benessere, listam oito alimentos que podem interferir nos processos de emagrecimento.
Confira:
- Leite: uma única xícara pode conter até 12 gramas de açúcar.
- Pão branco: rico em carboidratos, não promove saciedade e provoca inchaço.
- Arroz branco: mesmo não sendo rico em açúcar, o arroz tem carboidrato. Assim, se transforma em uma fonte de energia rápida durante a digestão.
- Macarrão: é uma boa fonte de energia para atividades físicas. Mas macarrão em excesso pode causar diabetes. Além disso, aumento de colesterol e triglicérides.
- Iogurtes com sabor: podem conter 20 gramas ou mais de açúcar. Nesse sentido, a longo prazo poderão aumentar o peso desnecessariamente. Além de contribuir para o diabetes tipo II.
- Barras energéticas: podem ser um lanche conveniente quando precisamos de algo rápido. No entanto, algumas variedades de barras energéticas contêm até 48 gramas de açúcar por barra.
- Amido: carboidrato complexo os quais digerimos mais lentamente e viram açúcares em nosso organismo. Os principais alimentos ricos em amido são: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, milho, farinha e amido de milho.
- Batata: possui um alto índice glicêmico que se assemelha ao próprio açúcar. Junte-se a isso o fato de que muitas vezes são fritas no óleo ou preparadas com gorduras. Uma opção saudável é consumi-las cozidas, com salsa, ou o purê com iogurte natural. Se possível, consuma com cascas.
A escolha dos alimentos é muito importante no processo de emagrecimento. Por isso, é fundamental buscar o acompanhamento e orientação do médico nutrólogo para uma dieta saudável.
Fonte: assessoria de imprensa