No verão, as frutas podem ser ainda mais necessárias para as pessoas suscetíveis a uma maior sudorese e perda de água corporal. Afinal, esses fatores apontam a necessidade de aumentar a hidratação.
De acordo com o Dr. Janilson Avelino da Silva, professor do curso de Nutrição do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), as frutas trazem diversos benefícios não só durante o verão, sendo necessário o seu consumo durante todo o ano.
O nutricionista aponta algumas frutas típicas do verão que trazem vantagens para saúde humana, como abacaxi, melão, pera, pêssego, carambola, mamão, framboesa, uva e melancia.
“O consumo dessas frutas previne doenças crônicas não-transmissíveis, pois controlam o açúcar do sangue, colesterol, peso corporal, estado inflamatório do corpo e regula o intestino. Elas proporcionam todos esses benefícios por conterem fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras, bem como água, que ajuda no processo de hidratação do corpo. Além disso, contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico”, ressalta o professor.
Janilson recomenda ainda algumas formas de consumo dessas frutas, que podem ser usadas no dia a dia e que também ajudam no resfriamento do corpo. Confira!
- Ingerir as frutas in natura, geladas;
- Bater com um pouco de água depois que estiverem congeladas, colocar em saquinhos para dindim/geladinho ou em recipientes próprios para picolés e voltar o líquido para congelador. Ingerir quando a temperatura do ambiente estiver quente, podendo levar até para a praia em um isopor. A dica é não usar açúcar ou outros adoçantes, prefira o sabor natural das frutas;
- Usar as cítricas (laranja, limão, etc.) em água bem gelada/com gás e gelo, fazendo água saborizada.
Fonte: assessoria de imprensa