Existe uma variedade de produtos que podemos utilizar como substitutos da proteína animal em uma dieta vegetariana ou vegana. Ou seja, entre eles, o seitan é um dos mais populares.
Disponível no mercado e já pronto, podemos preparar essa carne vegetal derivada do glúten também por meio de uma mistura de farinha branca e água. O preparado deve ficar de molho por horas até que todo o amido saia e sobre apenas a porção rica em proteínas.
Por ser um produto à base de glúten, a maior dúvida é se consumir seitan é ou não prejudicial à saúde. A dica de muitos nutricionistas para que não haja riscos é que podemos consumir com moderação. Já para as pessoas celíacas, doença causada pela intolerância ao glúten, é proibida a ingestão dessa carne vegetal.
Assim, o ideal é apostar em receitas que tenham o seitan como ingrediente, mas que também possibilitem a substituição dele por outras opções de proteína vegetal. Um modo simples de garantir isso é aumentando o repertório de receitas.
O lançamento da Editora Alaúde, Receitas vegetarianas práticas, reúne 200 pratos, desde aperitivos e lanches até almoços rápidos e jantares sofisticados. Cada receita usa, no máximo, 6 ingredientes e tem 4 etapas de preparo, levando até 30 minutos para ficar pronta.
Fonte: assessoria de imprensa