Para celebrar o Dia das Mães, nada melhor do que preparar uma receita pra lá de especial. Pensando nisso, a Chá Dō, plataforma de chás, curadoria, cursos e produtos para chás, ensina a preparar um delicioso macarrão oriental de massa caseira, com chá verde em pó e salmão grelhado.
O destaque sofisticado no prato vai para o chá utilizado na receita, por seu sabor encorpado e amargor suave, aroma herbal e doce e notas marinhas.
Macarrão oriental com chá verde em pó e salmão grelhado
Ingredientes da massa de macarrão caseiro:
300g de farinha de trigo de boa qualidade – 3 ovos – 20g de chá verde em pó – 5g de sal – 1 colher de sopa de azeite extravirgem
Ingredientes dos acompanhamentos:
1 colher de sopa de pasta de amendoim – 8 colheres de sopa de molho teriyaki pronto – Óleo de gergelim a gosto (aproximadamente 2 colheres de sopa) – 2 colheres de sopa de açúcar – Cebolinha a gosto – Hortelã a gosto – 1 limão siciliano – Sal a gosto – Mix de pimentas a gosto – 4 lombos de salmão de 150g cada – Azeite de oliva para cozinhar (não serve extravirgem)
Modo de preparo da massa de macarrão caseiro:
Primeiramente, em um bowl, coloque os ingredientes secos (farinha de trigo, sal e chá verde em pó). Em seguida, misture bem e abra um buraco no meio para colocar os ovos.
Então, quebre os ovos separadamente em um recipiente menor e depois transfira para o bowl com os ingredientes secos (assim você garante que não irá perder a sua receita por conta de ovos estragados).
Assim, com um garfo, misture somente os ovos, para misturar a gema e a clara. Adicione o azeite.
Agora é a hora de colocar a mão na massa!
Então, com as mãos, misture os ovos aos demais ingredientes secos no bowl, até que se forme uma mistura homogênea.
Caso a sua massa caseira fique um pouco seca, não se preocupe! Vamos colocá-la em um saco plástico para descansar durante 30 minutos na geladeira.
Como estamos utilizando ovos in natura, sob refrigeração garantimos melhor a segurança alimentar.
Este processo também vai ajudar a massa fresca a absorver melhor os líquidos, fazendo com que ela fique com a umidade ideal para ser aberta com o cilindro e ajudar na sova.
Passado o tempo de descanso, divida a massa em 5 ou 6 partes e a mantenha dividida dentro do saco plástico, para que não desidrate e dificulte a sua abertura.
Caso tenha, você pode utilizar uma máquina laminadora de massas. Pegue um pedaço de massa e passe pelo laminador de abertura número 1. Dobre a massa e passe novamente pelo laminador na mesma numeração.
Repita o processo de 3 a 4 vezes, antes de diminuir a espessura do laminador. Sempre gire a manivela rapidamente, isso garantirá uma massa lisa.
Após esta primeira etapa, troque para a abertura número 2 do laminador e passe a massa rapidamente pelo cilindro. Vá diminuindo a espessura do laminador gradativamente, até chegar ao número 8.
Lembre-se sempre de passar a massa o mais rápido possível pelo cilindro e colocá-la o mais reto possível na laminadora. Mas não se preocupe se a massa entortar na entrada! Geralmente o próprio cilindro se encarrega de corrigir.
Se perceber que a massa está grudando no cilindro, a enfarinhe levemente.
Após terminar de laminar o primeiro pedaço de massa, corte-a em pedaços de 30 a 35 centímetros, enfarinhe dos dois lados e cubra com um saco plástico para manter a umidade.
Repita o processo com todos os pedaços da massa e vá colocando uma por cima da outra, sempre enfarinhando e cobrindo com o saco plástico.
Modo de preparo dos acompanhamentos:
Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta a gosto. Deixe marinando na geladeira por 2 horas.
Pique a cebolinha bem fina e guarde em um recipiente tampado com água na geladeira.
Passado o tempo da marinada do salmão, coloque uma frigideira antiaderente e de fundo grosso, que seja grande o suficiente para as quatro postas, em fogo alto.
Quando estiver bem quente, coloque um fio generoso de azeite de oliva (não pode ser extravirgem). Assim que começar a fumaçar, coloque os lombos com a pele para baixo.
Deixe grelhar por 3 a 4 minutos, sem mexer.
Com a ajuda de uma espátula, repita em todos os lados do salmão.
Assim que grelhar o terceiro lado do salmão, coloque o macarrão em uma panela com 5 litros de água fervente (1L de água para cada 100g de massa) e deixe cozinhar por 5 a 7 minutos. Não esqueça de mexer a massa de vez em quando, para que ela não grude.
Enquanto o macarrão cozinha, coloque em um bowl a pasta de amendoim, o molho teriyaki, o óleo de gergelim e o açúcar.
Com um batedor de arames, misture bem, até ter uma mistura homogênea. Reserve.
O molho vai parecer salgado, mas não se preocupe!
Escorra o macarrão e transfira para um bowl. Acrescente o molho a gosto e misture bem, para envolver toda a massa. Não acrescente muito molho, somente o suficiente para temperar. 3 a 4 colheres de sopa serão suficientes.
As folhas de hortelã devem ser picadas bem finas minutos antes de servir o prato, para manter o frescor. Usaremos para finalizar o prato.
Montagem e finalização do prato:
Coloque o macarrão de um lado do prato e o salmão paralelo a ele.
Salpique por cima do macarrão a cebolinha e a hortelã e, se desejar, passe um pouco do molho no salmão.
Finalize com raspas de limão siciliano por cima da massa e do peixe.
Esprema um pouco de limão em cima da massa. Isso faz toda a diferença para tornar este prato ainda mais gostoso.