O conceito de Dark Kitchen (ou Dark Restaurant ou Ghost Kitchen) surgiu antes mesmo da pandemia de Covid-19, mas foi durante este significativo período que a modalidade teve um grande crescimento em inúmeros mercados pelo mundo, incluindo o Brasil. Um modelo de negócios inovador que nada mais é do que um restaurante que concentra suas vendas no delivery, sem lojas físicas ou espaços para atendimento ao público. Tratando apenas de uma operação, geralmente formada por uma cozinha e um estoque, cujo foco está na preparação de pratos que serão despachados e entregues ao consumidor, o que reflete tanto em um melhor controle da performance do negócio como na redução de custos operacionais.
Ou seja, um negócio promissor que veio para ficar. De acordo com um levantamento da Statista, a projeção é que o mercado exclusivo de dark kitchens chegue a 71 bilhões de dólares em 2027, sendo uma tendência que terá grande projeção nos próximos anos.
Frente a este novo cenário, a tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento deste nicho de empresas, pois ajuda a centralizar a gestão e a escalar as operações, principalmente para grandes redes, de uma maneira natural e organizada, evitando que problemas fiscais, financeiros ou de ordem operacional impactem negativamente o negócio.
Foi assim que o ATW organizou a sua expansão. A empresa surgiu em 2017 e se especializou em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery, que vão desde os temperos utilizados nos alimentos, passando pela montagem da cozinha e desenvolvimento da marca, até a entrega de uma solução completa, com o objetivo de formar empreendedores livres que queiram apostar no Food Service.
E um dos grandes passos foi investir desde cedo em automação e uma gestão baseada em tecnologia. Além de criar uma forma eficiente de gerenciar o estoque dos franqueados, toda a integração permitiu ao ATW se transformar em um dos líderes do mercado de franquias em Dark Kitchen.
Atualmente, a empresa tem mais de 365 franqueados, com mais de 900 restaurantes digitais (plataformas digitais voltadas para pedidos), sendo 8 no exterior, em Portugal e no México.
Entre as marcas que o ATW oferece estão o N1 Chicken, especializado em frango frito crocante e burgers de frango, o Gringo, especializado em hambúrguers e wings, e o Julius Doggs, que oferece hot doggs estilosos com ingredientes especiais, todos operando na mesma cozinha. Isso significa que o franqueado tem faturamento triplo, pois são 3 restaurantes digitais, porém com produção focada em uma única cozinha.
A empresa atua junto aos franqueados desde a implantação da loja até a consultoria de resultados, disponibilizando treinamento prático para aplicação de temperos e receitas desenvolvidas pelos chefs do ATW, bem como cardápio, contato de fornecedores, itens promocionais e uniformes.
Parceria de sucesso
Foi com a ACOM Sistemas, foodtech responsável pelo ERP EVEREST, que a operação do ATW encontrou o caminho para um desenvolvimento com grandes resultados. “Nestes 2 anos e meio de parceria, tivemos uma evolução muito grande do perfil da empresa em relação à projeção de faturamento, um regime de tributação, aumento no quadro de usuários, e precisávamos de uma ferramenta que pudesse cumprir com essa escalabilidade de evolução do ATW”, ressalta Rafael Matos, cofundador do ATW Delivery Brands.
Como a empresa trabalha com marcas que funcionam em um mesmo ambiente, com o mesmo quadro de colaboradores e funcionários e, também, com a distribuição de insumos para os franqueados, o sistema precisava oferecer um controle completo do backoffice dos negócios. E foi no EVEREST que o ATW encontrou um grande parceiro, tendo em vista que é uma solução que contempla as operações comerciais, passando pela gestão de estoque e compras, faturamento, gestão financeira e contábil do negócio. Tudo de forma integrada, mas olhando para cada necessidade apontada pelo ATW em suas operações.
O olhar cuidadoso sobre o que o cliente precisa é reforçado pelo poder de customização que a plataforma EVEREST apresenta. Algumas demandas são muito particulares e, como o ATW trabalha hoje sendo um “portal de franquias” (expressão oficializada internamente), a ACOM Sistemas tem oferecido a possibilidade de desenvolver soluções dentro dos moldes necessários para atender às rotinas de operação e ao grande volume de entregas.
Por exemplo, o controle de insumos, como o tempero secreto que faz parte dos pratos preparados pelas cozinhas, a reposição de uniformes, o envio de itens promocionais como brindes, e até mesmo a verificação da “saúde financeira” das franquias, tudo isso é feito por meio do EVEREST.
“Além de ser uma ferramenta top, a assistência que o pessoal da ACOM Sistemas nos fornece é fora de série, com toda a facilidade de relacionamento para poder construir essa parceria, que não é algo tão comum, se falarmos dos softwares, pois enfrentamos algumas dificuldades com outras empresas que não entregavam o prometido ou utilizavam sistemas engessados”, finaliza Matos.
Fonte: assessoria de imprensa