Os ingredientes da tradicional Madeleine, biscoito francês em formato de concha, são muito acessíveis. Assim, para preparar essa iguaria, é necessário separar 175g manteiga, 175g farinha de trigo, 150g açúcar de confeiteiro, gemas de ovo, 8g fermento químico, 2g sal, casca de 1 laranja ralada e de e limão ralado, 175g ovos e 10g mel. Afinal, juntos, formam o sabor amanteigado que combina bem com o chá da tarde.
Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia da UNINASSAU Recife, campus Graças, Elza Ferreira, o formato característico de concha vem da forma. “A massa deve ser colocada nas formas, depois, leva-se ao forno. É necessário ficar atento ao tempo de cozimento para não passar do ponto”, conta.
Contudo, existem várias versões sobre a origem da Madelaine. Uma das mais famosas é a de que a produção do doce começou pelas freiras de um convento dedicado à Maria Madalena que precisavam arrecadar dinheiro para manter o espaço e suas creches.
Uma outra história afirma que todas as vezes que o trem parava na localidade de Commecy, os passageiros eram abordados por vendedoras ambulantes que ofereciam o biscoito. “Não sabemos a origem e a história correta, apenas que nasceu no nordeste da França. Existem, ainda, outras versões”, explica Elza.
Para preparar a receita em casa, Elza conta que é preciso derreter a manteiga em banho maria ou no microondas e esperar esfriar. “É preciso peneirar a farinha. E, depois, de misturar todos os ingredientes e deixar a massa lisa. É preciso deixar descansando por 1h na geladeira. Colocar essa mistura em uma manga de bico liso, depois preencher em cada formato da forma. Não precisa levar até em cima porque cresce. Deixa assar no forno por 13 minutos, aguarda esfriar, desenformar e está pronto”, finaliza.
Fonte: assessoria de imprensa