Aberto a chefs, cozinheiros, alunos de escolas de gastronomia e público em geral, as inscrições para o “Concurso de Gastronomia Coreana 2022”, organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), podem ser feitas até o dia 18 de setembro.
Os interessados precisam baixar o formulário de inscrição no site do CCCB e encaminhá-lo preenchido para o endereço programas@kccbrazil.com.br, e no título escrever: “Concurso de Gastronomia Coreana 2022 / Nome do Participante”. Para participar é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e nacionalidade brasileira.
Na primeira fase do concurso, os participantes inscritos terão que encaminhar junto com o formulário um registro em vídeo e/ou fotos da elaboração do prato, acompanhado da receita completa. Pela análise do material enviado, serão selecionados 12 finalistas, que depois terão que preparar o mesmo prato inscrito em um evento que será realizado na sede do CCCB, em São Paulo, no dia 9 de outubro.
O autor do melhor prato eleito por um trio de jurados receberá um prêmio de R$ 5 mil. Para o segundo e terceiro colocados, os prêmios serão de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Haverá também a escolha do melhor prato por votação popular, que será feita entre o público presente no evento. O vencedor dessa categoria levará para casa um kit surpresa com produtos coreanos.
Entre os critérios de seleção e escolha dos melhores pratos estão a identidade com a gastronomia coreana, harmonia entre os ingredientes utilizados, sabor, empratamento, uso adequado dos utensílios durante o preparo, o nível de dificuldade da receita e a criatividade na elaboração, como pesquisa e uso de ingredientes alternativos locais.
Promovido em diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, China e Austrália, o concurso é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais e o Instituto de Divulgação da Culinária Coreana, sendo todas essas entidades ligadas ao governo coreano. No Brasil, o concurso é organizado pelo CCCB em parceria com a aT Center São Paulo.
Inaugurado em 2013 para encurtar a distância cultural entre a Coreia do Sul e o Brasil, o CCCB tem a missão de ajudar a introduzir a cultura coreana no Brasil e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais da cultura brasileira. “A gastronomia é um meio de estreitar ainda mais essa relação entre os dois países, de forma muito saborosa”, diz o diretor do CCCB, Wankuk Kim.
Fonte: assessoria de imprensa