Hoje é o Dia Mundial do Macarrão, um dos alimentos mais tradicionais dos almoços em família. Assim, criado pelos chineses e popularizado no Brasil pelos italianos no século 19, o macarrão tem muitas variedades, tanto em seus formatos (mais de 60) quanto em suas composições.
De acordo com Bianca Naves, nutricionista e consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o macarrão tem baixos níveis glicêmicos, pois leva mais tempo para ser digerido pelo organismo. “Ele colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição”, explica.
Afinal, cada tipo de massa tem seus ingredientes específicos na composição, ainda que seja basicamente água e farinha de trigo. Desse modo, os benefícios do alimento original (à base de trigo) são preservados e não há adição de açucares e gorduras. Conheça cada variedade:
Macarrão de Sêmola
Elaborado com farinha de trigo especial, denominada tipo 1, de cor mais clara que o comum.
Macarrão com Ovos
Além de farinha e água, são adicionados ovos à massa.
Massas secas
Produzidas com farinha de trigo e água, passam por um processo de secagem que permite um longo período de estocagem antes do consumo.
Massas instantâneas
Pré-cozidas durante o processo de fabricação, podem ser preparadas em poucos minutos.
Massas Frescas
Feitas com farinha de trigo, passam por um processo parcial de secagem. Além disso, a comercialização é sob refrigeração.
Macarrão grano duro
É feito com um trigo especial denominado trigo durum. Ou seja, após o cozimento, resulta em uma massa mais solta e al dente.
Macarrão integral
Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição.
Fonte: assessoria de imprensa