O Halloween está chegando e com ele abóboras, caveirinhas e sacolinhas recheadas, para desespero dos pais, também prometem ‘invadir’ a rotina da criançada nos próximos dias. É fato que doces não combinam com dentes saudáveis, mas é possível abrir uma exceção e curtir a festa sem preocupações com o sorriso.
“Não podemos descuidar da saúde bucal, mas os doces não precisam ser os vilões do Halloween. É possível aproveitar a festa, se divertir e ainda continuar com o sorriso saudável. Se a criança tem uma boa rotina de escovação e vai ao dentista regularmente não há problema em comer alguns docinhos nessa época”, conta a Dra. Carla Sarni, CEO da Sorridents.
Para não ter problemas pós Halloween, a Dra. Carla separou algumas dicas:
– Escovar bem os dentes sempre que consumir os doces
– Não esquecer de passar o fio dental
– Não ingerir todos em um só dia, o ideal é porcioná-los para que sejam consumidos aos poucos
– Dividir com outras crianças e até mesmo com os adultos de casa ou parentes
Já para o dia a dia, com ou sem Halloween, a profissional ressalta a importância de:
– Não esquecer de agendar consultas de rotina a cada 6 meses para cuidar do sorriso das crianças
– Reforçar a importância de escovar ao menos 3 vezes ao dia e passar fio dental
– Não liberar açúcar todos os dias
Vale destacar que o açúcar presente na maioria dessas guloseimas oferecidas na caça aos doces é maléfico para todo o organismo, pois contribui com a obesidade e com outros problemas de saúde quando consumidos em abundância, por isso, é muito importante que os pais e responsáveis se atentem à quantidade de açúcar ingerida diariamente. Não só nos doces, mas também os açúcares disfarçados em outros alimentos, tais como iogurtes, condimentos (mostarda, molhos, catchup), biscoitos, entre outros.
“Para quem vai montar as sacolinhas, uma boa ideia é optar por dar doces mais saudáveis e sem açúcar, por exemplo. Hoje em dia é possível encontrar opções semelhantes aos tradicionais que não perdem em nada no sabor. Entretanto, mesmo assim, ainda é preciso escovar os dentes e não consumí-los em excesso”, finaliza Dra. Carla.
Fonte: assessoria de imprensa