O bar Mortadela Brasil, conhecido por seus lanches que reúnem quantidade e qualidade, festeja 18 anos de existência, sempre no icônico Mercado SP, o Mercadão. A casa, que tem localização privilegiada, no box 4 do mezanino (à rua da Cantareira, 306, telefone e WhatsApp 11-3311-0024) e linda vista para os vitrais, se tornou referência na cidade. Destaque para os sanduíches, pastéis, bolinho de bacalhau, as ótimas caipirinhas e os chopes Brahma (claro e Black) e Heineken. Abre de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados das 8h às 16h.
No Mortadela Brasil, para todos os sanduíches há duas opções de pães de 80 gramas – baguete com parmesão e pão francês. O lanche mais conhecido da é o sanduíche Brazuca (baguete com parmesão de 80g, com generosas fatias de mortadela bologna tipo italiana, bacon crocante, queijo cheddar e alface americana, há 16 anos o mais pedido pelos clientes (44% dos pedidos de sanduíche). Lançado em 2006, logo foi premiado no festival gastronômico Brasil Sabor do mesmo ano. Outras atrações são o suculento e recheadíssimo pastel de Camarão com Catupiry (21 cm com 18 a 20 de camarões inteiros, catupiry, alho poró e temperos especiais, o sanduíche Mortadela Brasil (baguete com parmesão de 80g, mortadela bologna tipo italiana, provolone, orégano, tomate fresco, alface americana e rúcula, o pastel de Bacalhau (21 cm, macio e com muito recheio do legítimo bacalhau do Porto e o bolinho de Bacalhau (receita caseira, com 100g, elaborado com o legitimo bacalhau do Porto, com toque especial de azeitonas pretas portuguesas. Com exceção dos lanches Júnior e do bolinho de bacalhau, os lanches servem até duas pessoas. É uma das poucas casas do Mercadão a trabalhar com a Mortadela Marba.
A casa passou ao final de 2018 por uma ampla reforma. Ganhou ares mais modernos, além de um toque retrô. Destaque ainda para a chopeira, feita exclusivamente para o Mortadela Brasil, uma das casas que mais vendem chope no Centro de São Paulo, mesmo sem abrir no período da noite. “Demos uma modernizada geral, sem perder a identidade”, diz José Carlos Freitas, sócio da casa do lado do irmão, José Maurício de Freitas.
Até antes da pandemia, o Mortadela Brasil atendia em média a 600 pessoas por dia, entre apaixonados pelas delícias do bar e turistas do Exterior e do Brasil – de pessoas que visitam São Paulo para as famosas compras na rua 25 de março a empresários que chegam à cidade para negócios. Turistas que fazem da casa um pit stop obrigatório de um roteiro inesquecível, que é a visita ao Mercadão de São Paulo. Com a queda brutal do movimento, a casa precisou, pela primeira vez em sua história, reduzir sua equipe de trabalho: de 26 para 18 funcionários.
Aos poucos, o Mortadela Brasil volta a receber muitos clientes. Hoje, o movimento já é cerca de 65% do que havia em novembro de 2019. Curiosamente, o consumo de chope cresceu cerca de 7% em relação ao mesmo período anterior à pandemia.
José Carlos e José Maurício projetam um crescimento ainda maior para o próximo ano. “O Mercadão, que foi recentemente concedido à iniciativa privada, está passando por um processo de restauração, primeiro na parte externa. Logo a fachada estará completamente restaurada e serão colocadas iluminação interna e externa, tornando possível que as casas fiquem abertas até às 20h, o que atrairá também clientes para a happy hour”, diz José Carlos, que acrescenta: “também estão voltando à Cidade os grandes eventos, como as Feiras de Negócios, o que certamente trará ainda mais turistas para o Mercado SP. Por isso, projetamos que em 2023 já teremos no bar do mezanino cerca de 80% a 90% do que tínhamos antes da pandemia. Mas o grande boom será em 2024, quando a situação, esperamos, já estará normalizada e a restauração e reforma do Mercadão concluídas”.
O sócio do bar Mortadela Brasil não utiliza a expressão “no bar do mezanino” por acaso. O motivo é o plano de expansão para o próximo ano. Já no primeiro semestre será inaugurado um segundo Mortadela Brasil. Estará no piso térreo do Mercadão. No mezanino há 60 mesas de quatro lugares e 10 lugares no balcão (capacidade de 250 pessoas). A nova casa terá 12 mesas de quatro lugares, (total de 48 lugares). “Serviremos basicamente os mesmos lanches e bebidas que oferecemos no mezanino, mas também alguns petiscos e ao menos um sanduíche diferente, que só existirá lá”, conta José Maurício de Freitas.
Ainda em 2023, mas no segundo semestre, o Mortadela Brasil abrirá uma filial no bairro do Brás, a poucos quilômetros do Mercadão no segundo semestre. “Ainda estamos definindo o melhor ponto, mas estamos projetando o bar com 30 mesas (com 120 lugares), informa José Maurício.
De acordo com os sócios, a projeção é que a casa volte a participar de eventos a partir de 2024, após o término dessa primeira fase de expansão.
“A gente passou por momentos difíceis e agora celebramos a maioridade da casa, com o movimento retornando gradativamente ao normal. É um orgulho, quando a gente pensa que mesmo em situações normais são raros os bares e restaurantes que sobrevivem mais que 10 anos. Confesso que nem em nossos melhores sonhos imaginamos que a casa daria tão certo. O êxito da casa é resultado de muito trabalho, muita vontade de conhecer o que pensam e desejam os nossos clientes, de ótimos parceiros e fornecedores e de contarmos com uma equipe competente e dedicada de funcionários, coordenada pelo nosso gerente, Artur Júnior”, afirma José Carlos Freitas. Ele prossegue: “O que mais nos motiva é ver os clientes felizes e satisfeitos com nossos lanches, bebidas e o atendimento. O resultado compensa cada esforço. Dá uma sensação de dever cumprido e a certeza de que teremos no mínimo mais 18 anos pela frente.”
Mortadela Brasil – rua da Cantareira, 306, mezanino, Box 4, no Mercado SP (Mercadão de São Paulo)
Fonte: assessoria de imprensa