O Struffoli, também conhecido como pingos de mel, é um doce típico italiano, feito com uma massa frita e calda de mel. Trata-se de uma sobremesa muito leve e saborosa, em que o mel é o protagonista. Na Itália, o doce é um prato natalino que não pode faltar nas reuniões entre amigos e familiares.
Daniel Frenda, chef e coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi no Campus Mooca, explica que a receita possui vários nomes, como Turdiddi ou Cicerchiata. Segundo ele, não há uma origem exata da receita, mas sabemos que o nome do prato deriva do grego strongoulos, ou seja, de forma arredondada. Já para outros historiadores a palavra deriva de struffolo, que significa esfregar. Mas no mesmo idioma e traduz o movimento que o cozinheiro faz para arredondar o doce.
Ingredientes para a massa
500 gramas de farinha de trigo; – 5 ovos (do tipo extra); – 70 gramas de açúcar refinado; – 80 gramas de manteiga integral sem sal; – ½ laranja pera; – ½ limão siciliano; – 30 ml de conhaque; – Uma pitada de sal refinado; – Óleo de milho (cerca de 1 litro — necessário para fritar a massa)
Modo de Preparo
Primeiramente, em um bowl, colocar a farinha e fazer um buraco no centro.
Em seguida, adicionar os ovos, o açúcar, a manteiga, as raspas dos cítricos, o conhaque e o sal. Misturar bem e trabalhar a massa, sobre a bancada, até obter uma massa bem lisa e homogênea.
Logo após, cobrir com filme plástico e descansar refrigerado por 30 minutos.
Então, abrir a massa em cilindros de 0,5 cm de espessura e cortar em pedaços de 0,5 cm.
Em seguida, fritar os Struffolis em óleo até ficar dourado.
Por fim, colocar em papel absorvente para eliminar o excesso de óleo. Reservar.
Ingredientes para a calda e finalização
300 gramas de mel; – 200 gramas de frutas cristalizadas; – 50 gramas de confeitos prateados; – 50 gramas de granulado colorido.
Modo de Preparo
Em uma panela grande, colocar o mel e derreter em fogo bem baixo.
Adicionar as frutas cristalizadas picadas e acrescentar os struffoli, misturando bem.
Depois de frio, juntar os confeitos prateados e os granulados coloridos e misturar.
Servir em um prato, formando um “monte”.