No Dia do Tomate, aprenda a fazer suco nutritivo e econômico
Suco de Tomate Divulgação Abeaço

O tomate é uma hortaliça tão versátil que tem até um dia todinho para ele: 1º de fevereiro. É praticamente impossível pensar em um refogado, escabeche ou molho para massas sem o ingrediente. Mas o que mais representa o tomate na gastronomia, especialmente no verão, é um suco bem gelado e cheio de antioxidantes: o suco de tomate.

De acordo com Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), a vantagem de utilizar o tomate pelado como ingrediente é que a versão em lata tem maior teor de antioxidantes. “Os tomates em lata são ricos em vitamina C. Como a lata de aço impede a entrada da luz e do oxigênio, essa vitamina fica preservada”. Além disso, destaca Thaís, estudos científicos já demonstraram que o cozimento do tomate dentro da lata aumenta a biodisponibilidade do Licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e protege contra o câncer. “A lata de aço preserva 100% do licopeno, o que é uma vantagem na comparação com o suco feito com tomate in natura”, destaca a engenheira de alimentos.

Como fazer suco de tomate pelado

Ingredientes

  • 1 lata de tomate pelado com 240 g
  • 2 medidas (utilize a lata) de água filtrada
  • 1 limão espremido
  • Sal e temperos a gosto

 Modo de preparo

Primeiramente, bata o tomate pelado com a água no liquidificador;

Em seguida, acrescente o suco de limão, que ajudará a conservar naturalmente as propriedades do tomate;

Logo após, bata no liquidificador e leve à geladeira em uma garrafa tampada por até 3 dias;

Por fim, na hora de servir, acrescente gelo, um pouco de sal e temperos a gosto, como pimenta do reino e ervas frescas. Para decorar, uma dica é usar um ramo de salsão.

Fonte: assessoria de imprensa