Muitas pessoas que estão tentando perder peso já ouviram falar do temido efeito sanfona. Mas, você sabe o que é? Também conhecido como efeito ioiô, este fenômeno ocorre quando se perde peso rapidamente e depois o recupera em um curto período de tempo. Isso, geralmente, acontece quando se opta por uma dieta restritiva e imediatista e, depois, retoma os antigos hábitos alimentares, voltando a comer sem moderação.
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), existem evidências de que o efeito sanfona causa malefícios à saúde, levando à uma piora na distribuição da gordura corporal – com mais gordura prejudicial e menos gordura protetora – podendo assim, causar aumento do estado inflamatório do organismo e maior risco de ter diabetes.
“O efeito sanfona é comum em pessoas que seguem dietas muito restritivas e acabam se privando de nutrientes importantes para o corpo, o que pode levar a uma redução do metabolismo e uma perda de massa muscular. Esse tipo de mudança, drástica e recorrente, pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas articulares e outros malefícios à saúde”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.
Para perder peso com saúde é necessário fazer mudanças sustentáveis em seu estilo de vida. A reeducação alimentar, aliada a uma dieta equilibrada e saudável, combinada à prática constante de exercícios físicos, a longo prazo, é a chave para evitar o efeito sanfona. Não é preciso ser extremista e cortar do cardápio absolutamente tudo o que se gosta. Basta fazer escolhas inteligentes, a fim de comer de maneira adequada ao gasto calórico individual e às suas necessidades. Vale lembrar que mudar de maneira gradual ajudará você a criar e manter hábitos saudáveis a longo prazo.
Sempre priorizando os melhores resultados aos seus usuários, o VigilantesdoPeso pode ser adaptado ao seu estilo de vida e às suas condições de saúde, fazendo o contrário das dietas da moda, ajudando a evitar o efeito sanfona. Com uma equipe de profissionais especializados em reeducação alimentar, o programa conta com as melhores estratégias para manter o foco em sua saúde física e mental.
Fonte: assessoria de imprensa