Em 24 de maio (quarta-feira), Dia Nacional do Café, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará uma programação especial para proporcionar, ao público, experiências relacionadas a essa bebida tão presente na cultura brasileira. Além das atividades gratuitas para a data, o público poderá conhecer o palácio da Bolsa Oficial de Café, que, inaugurado no centenário da Independência, em 1922, ganhou status de monumento e conta com obras de artistas, como o pintor brasileiro Benedicto Calixto e o escultor belga Adrien Van Emelen.
No início do dia, às 9h, o visitante poderá participar do workshop “Espresso de excelência”, no qual será apresentado ao verdadeiro espresso italiano e as suas particularidades. No evento, promovido com a Università del Caffè, da illycaffè, haverá demonstrações, prática e prova da bebida. Já no período da tarde, às 14h, os interessados poderão se apropriar dos conhecimentos sobre um “Cappuccino de excelência”, em mais uma atividade com essa parceria. A ação incluirá dicas de vaporização e a receita para um cappuccino equilibrado e cremoso.
Para encerrar, às 17h, haverá uma “Harmonização de cafés com sobremesas brasileiras”. Na ocasião, um especialista do Centro de Preparação de Café (CPC) abordará a harmonização de cafés da Região das Matas de Minas, do Sul de Minas e do Espírito Santo com sobremesas tradicionais do nosso país. Para participar da programação, é necessário entrar em contato antecipadamente: inscricao@museudocafe.org.br.
Museu do Café, edifício da Bolsa Oficial de Café e sua relevância para a história cafeeira e do Brasil
O edifício, construído quando a principal atividade econômica do Brasil era a cafeicultura, teve como motivação inicial abrigar a Bolsa Oficial de Café. Desde 1917, as operações aconteciam em um prédio menor, no encontro da rua XV de Novembro com a rua do Comércio. Com a crescente do mercado de grãos, o ambiente tornou-se insuficiente para comportar o número de trabalhadores que atuavam nas negociações.
Para a construção de uma nova sede, pleiteada pela Câmara Sindical de Corretores de Café, em 1920, o Governo do Estado de São Paulo providenciou uma série de desapropriações e compras de imóveis que dariam espaço a um palacete a contento da relevância econômica da Bolsa até então.
Com a contratação da Companhia Construtora de Santos, de Roberto Simonsen, as obras tiveram início e, em consonância com a programação das comemorações do primeiro centenário da Independência, a inauguração foi marcada para 7 de setembro de 1922. A celebração procurou reafirmar o Brasil como um país autônomo e consolidar a importância histórica do estado de São Paulo na construção da identidade nacional.
Quem visita o equipamento cultural, situado no Centro Histórico de Santos, tem acesso a arquitetura, mobiliário, documentos históricos e obras artísticas que refletem a pujança da economia cafeeira e a construção de uma identidade nacional.
Em estilo eclético, a arquitetura é adornada por esculturas idealizadas por Antoine Sartorio – artista responsável pelo Monumento aos Andradas –, reproduzidas por Elio de Giusti, em escala real. Na Torre do Relógio, quatro esculturas, produzidas pelo artista belga Adrien van Emelen, representam o Comércio, a Agricultura, a Indústria e a Navegação.
Já, no interior do edifício, o antigo Salão do Pregão, além do suntuoso mobiliário – formado por 154 peças –, conta com obras do pintor Benedicto Calixto encomendadas para compor o local: as telas A fundação da Vila de Santos – 1545, O Porto de Santos em 1822 e O Porto de Santos em 1922 e o vitral A epopeia dos bandeirantes.
Outras atrações
Durante a experiência na instituição, o público tem a oportunidade de conhecer a exposição de longa duração Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte e a mostra temporária O Feminino no Café, 1870-1930.
Ainda, na visita, os amantes da bebida podem apreciar um cardápio especial na Cafeteria do Museu e participar de um ensaio fotográfico à moda antiga com o Studio Photo Café, ambos localizados na entrada do palácio da Bolsa.
Serviço
Dia Nacional do Café | Workshop “Espresso de excelência”
Data: 24 de maio
Horário: 9h
Dia Nacional do Café | Workshop “Cappuccino de excelência”
Data: 24 de maio
Horário: 14h
Dia Nacional do Café | Harmonização de cafés com sobremesas brasileiras
Data: 24 de maio
Horário: 17h
Inscrição(para todas as ações):inscricao@museudocafe.org.br
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos
Acessibilidade no local – Não possui estacionamento
Fonte: assessoria de imprensa