A irrigação é a base de toda a agricultura irrigada. Talvez ela seja a tecnologia mais antiga utilizada na produção de alimentos. Há cerca de 6 mil anos, na Mesopotâmia, região que hoje compreende o Iraque e parte do que é chamado Crescente Fértil, colonos construíram canais e desviaram a água do Rio Eufrates para suas plantações, iniciando a prática da irrigação, que acabou transformando a terra e aquela sociedade como nenhuma outra atividade havia proporcionado até então. Aquela ação viabilizou uma produção confiável de alimentos e possibilitou que parte das pessoas pudesse trabalhar em atividades diferentes da agricultura.
Segurança alimentar e segurança hídrica estão no centro das maiores preocupações da sociedade na atualidade. Produzir alimento demanda quantidades significativas de água. Em um cenário onde o clima é cada vez mais incerto, a produção de alimentos em agricultura de sequeiro, aquela que depende apenas da água da chuva, é cada vez mais incerta. Nesse contexto, a irrigação torna-se cada vez mais estratégica para trazer sustentabilidade e estabilidade à produção de alimentos.
A irrigação é a principal usuária de recursos hídricos, e talvez esse fato torne mais difícil para a sociedade a compreensão de sua importância. Mas é justamente por esse motivo que a comunicação e a disponibilização de conhecimento são tão importantes. A falta de uma comunicação adequada com a sociedade é um dos principais entraves ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. É fundamental melhorar a interlocução do setor agrícola com a sociedade, principalmente quanto ao uso dos recursos hídricos.
A disseminação de informações incorretas contribui para o aumento da polarização do debate sobre a agricultura irrigada. A água, principal insumo da produção de alimentos, é sinônimo de diálogo, de compartilhamento e de integração. A falta de comunicação coloca os usuários de recursos hídricos em posições antagônicas: ao invés de cooperarem entre si, entram em disputas muitas vezes desnecessárias. A água não deve ser geradora de conflitos, mas sim de oportunidades para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Nesse sentido, é preciso divulgar informações corretas com base em dados técnicos e análises consistentes, que possam ser atualizados continuamente. Essa é a premissa do Wikirriga, uma plataforma on-line e gratuita de conhecimento sobre agricultura irrigada, criada com o objetivo principal de disponibilizar à sociedade brasileira conhecimentos atuais sobre a agricultura irrigada.
Dois princípios básicos e fundamentais nortearam a criação do Wikirriga: (i) uso de ferramenta colaborativa, que possibilite que o conhecimento agregado à plataforma seja dinâmico, ou seja, continuamente atualizado; (ii) conhecimento de fácil acesso e gratuito para a sociedade. Como disse Ricardo Almeida, CEO da empresa Netafim, o Wikirriga é um “livro social” que permite deixar à sociedade a oportunidade de constante atualização.
Com o Wikirriga, o conhecimento sobre agricultura irrigada estará disponível e acessível a toda a sociedade. Além disso, esse conhecimento será constantemente atualizado por uma rede de profissionais da área – os denominados editores associados e colaboradores, provenientes de instituições como a Embrapa e universidades.
Na comunicação, a mensagem do emissor produz sentido e gera valor para o receptor, num processo que se retroalimenta. Dessa forma, ao decodificar a informação técnica para a sociedade, facilitando o acesso e a apreensão do conhecimento, a comunicação contribui decisivamente para diferenciar o fato do mito. Os debates sobre a melhor forma de se utilizar os recursos hídricos sempre existirão, principalmente em regiões com baixa disponibilidade hídrica. Nesses casos, embora não esteja prevista na política de recursos hídricos, a comunicação é, sem dúvida, um dos principais instrumentos da gestão. Informar com qualidade contribui para redução de conflitos pelo uso de água.
Espera-se que o Wikirriga possa, portanto, contribuir para melhorar o conhecimento sobre a agricultura irrigada e envolver a comunidade acadêmica e técnica na atividade de socializar o conhecimento. A plataforma pode ser acessada no endereço: https://wikirriga.com.br/.
Fonte: assessoria de imprensa