Embora calóricas, as sementes de girassol podem oferecer vários benefícios à saúde, devido à sua rica composição nutricional. Mas é importante consumi-las com moderação. Porém, caso você tenha alergia a sementes ou nozes, é importante evitar o consumo das sementes de girassol. Versáteis, as sementes de girassol podem ser consumidas de diversas formas. Você pode incluir no cardápio cruas, torradas ou em saladas.
Listamos algumas características das sementes de girassol.
Fornecimento de Nutrientes Essenciais: excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo vitamina E, selênio, zinco e magnésio. Esses nutrientes desempenham papéis importantes no funcionamento adequado do corpo.
Ricas em Antioxidantes: As sementes de girassol contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as células do corpo contra danos oxidativos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas.
Promoção da Saúde Cardiovascular: O consumo de sementes de girassol pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) devido ao seu teor de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Isso pode diminuir o risco de doenças cardíacas.
Regulação do Açúcar no Sangue: As sementes de girassol têm um baixo índice glicêmico. Assim, significa que podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis quando consumidas com moderação.
Melhoria da Função Cerebral: As sementes de girassol contêm selênio, vitamina E e colina importantes para a saúde do sistema nervoso e podem desempenhar bom papel na função cerebral e na memória.