A partir de quinta-feira (28), começa a 31ª edição de um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina: São Paulo Restaurant Week. Afinal. além de movimentar o setor, o evento fomenta a cultura gastronômica do país. Assim, restaurantes paulistanos, de diversos estilos de culinária, vão oferecer menus exclusivos no decorrer de todo mês de outubro e primeira semana de novembro.
Sobretudo, desta vez os idealizadores do evento quiseram instigar e desafiar os chefs. Nesse sentido, propuseram que criassem menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil.
“O desafio estava em abarcar os costumes e tradições culturais de regiões da Floresta Amazônica até o Pantanal e o Cerrado e com mais de 200 casas participantes o propósito do tema Biomas Brasileiros: Uma Jornada Gastronômica pela Diversidade Natural foi cumprido”, comenta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
Etapas
Assim, a divisão segue três etapas: entrada, prato principal e sobremesa e a criação dos menus da São Paulo Restaurant Week foca em agradar a todos os tipos de paladares. Afinal, do italiano ao japonês, do mediterrâneo ao contemporâneo, do vegano a casas de carnes, o festival conta com uma extensa lista de restaurantes.
Agora, espalhados por todas as regiões da grande São Paulo, incluindo o ABCD, Granja Viana e Alphaville, os restaurantes estarão distribuídos em três categorias: Tradicionais, com menus a partir de R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar; Plus, R$68,90 almoço e R$89,90 jantar e Premium, R$ 89,00 almoço e 109,00 jantar.
Assim, para esta edição, a expectativa é que o evento potencialize um faturamento em torno de R$30 milhões às casas participantes.
“Sempre acreditamos no festival como um importante meio para alavancar o setor de restaurantes e consequentemente a gastronomia brasileira. Temos orgulho em estar à frente do maior festival de gastronomia do país. Ver restaurantes membros alcançarem maior visibilidade e ganho no decorrer do evento é totalmente gratificante”, destaca Reis, acrescentando que essa edição promete surpreender ainda mais os amantes da boa gastronomia.
Viés transformador – Um papel importante na ação social
Afinal, além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2 reais para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita diretamente para a instituição através do cardápio em QR Code disponibilizado nas mesas dos restaurantes.
Desse modo, a iniciativa se dá a partir de oficinas que ocorrem no contraturno escolar e incluem aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e preparo para a vida e mercado de trabalho.
“Ficamos honrados em receber o apoio financeiro das pessoas que vão provar o menu week em tantos restaurantes legais e estamos aumentando a rede de estabelecimentos parceiros do Chef Aprendiz. Além de repassar os valores arrecadados junto com as vendas do menu week, algumas casas empregam nossos jovens e nos recebem para os jantares beneficentes. Estamos a cada edição criando mais vínculos e aumentando o número de pessoas que querem criar uma condição ainda mais potente para expandir e divulgar o projeto como um meio hábil a transformar vidas por meio da arte gastronômica”, ressalta Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.
Bem como, o festival ainda conta com parceria de sucesso com a CAIXA e Visa, Baden Baden, Prazeres da Europa, Aveia Nestlé e Rap10.
Restaurantes participantes
Menu Tradicional
R$ 54,90 almoço | R$ 69,90 jantar | menus aclamados pelo público participante que não podem ficar de fora do menu.
Menu Plus
R$ 68,90 almoço | R$ 89,90 jantar | menus com ingredientes ainda mais especiais com um toque de sofisticação.
Menu Premium
R$ 89,00 almoço | R$ 109,00 jantar | menus com tendências gastronômicas do Brasil e do mundo.
Confira a relação dos restaurantes participantes no www.restaurantweek.com.br
Fonte: assessoria de imprensa