No dia 25 de novembro, a Confraria de Enófilos da Bairrada, intitulou como um dos confrades, o único sommelier de restaurante do Brasil, Alex Sacramento. Alex trabalha na bela Sintra, em São Paulo. Essa solenidade aconteceu no Palácio do Buçaco, em Portugal. Assim, Alex foi efetivado como membro da AEP -Associação dos Escanções de Portugal.
Nesse sentido, a Confraria de Enófilos da Bairrada nasceu com os monges que desejavam enaltecer os vinhos da região. Assim, ela perdura até os dias de hoje com confrades muito importantes, como o atual Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Dessa forma, é considerada a confraria mais antiga de Portugal e a 3ª mais antiga do mundo. Assim, a missão sempre foi de elevar os vinhos da região da Bairrada, que se estende de Coimbra até Agueda e na província da Beira Litoral à região do Centro. Na maioria, os vitivinicultores são de pequenas propriedades. Eles têm produção de vinhos de altíssima excelência, sobressaindo a uva que lidera os vinhedos da região, a baga.
Um dos maiores e melhores produtores da região é o lusitano Luis Pato. Ele carrega uma trajetória histórica e bem-sucedida no mundo do vinho português com vários rótulos como o Quinta do Ribeirinha. Também é confrade da Bairrada e chegou a ser o presidente no passado.
Outros produtores menores, mas com excelência que ganham destaque é o Nelson Neves, que foi o primeiro a plantar uva merlot na região. A propriedade familiar onde estão plantadas as vinhas de casta Merlot tem cerca de 5 hectares. A região é conhecida pelos solos argilo-calcários e pelo microclima, cujo verão com dias relativamente quentes e noites frias a torna de eleição para a produção de uvas Merlot em Portugal.
Alex Sacramento – mais sobre sua carreira
Sommelier há 23 anos em restaurantes e importadoras renomadas do Brasil, atua com maestria no restaurante a bela Sintra. Trabalhou no extinto Café Antique, Figueira Rubaiyat, redes de hotéis Accor e Grande Hotel, além das importadoras World Wine e Expand e, na Vinícola Villa Francioni.
Fez sua formação em 2003 na ABS São Paulo. Em 2007 se formou como Spanish Wine Educator – The Wine Academy of Spain em 2008 e 2009 e cursando nível 1 e 2, na Wine & Spirit Education Trust (WSET).
Deu treinamento sobre vinhos para clientes de restaurantes, empórios, supermercados e hoje atua no desenvolvimento a carta de vinhos; manutenção da adega; controle de estoque, compra e serviço na sala dos restaurantes do Grupo a bela Sintra. “Gosto muito do que faço, principalmente atuar diretamente com o cliente.”, diz o sommelier
Já esteve na França, na Espanha, em Portugal, na Itália, no Chile, na Argentina e no Uruguai. Assim, visitou mais de 100 vinícolas, entre elas, a D. Romane Conti. A que mais impressionou foi a Hospices de Beaune, na Borgonha, que era um hospital antigamente e se tornou uma vinícola simples mais ao mesmo tempo sofisticada.
Fonte: assessoria de imprensa