Reconhecida pelos cafés de alta qualidade, o Suplicy Cafés entrega dicas preciosas para o preparo perfeito da bebida nos métodos coado, prensa francesa e cafeteira italiana. As sugestões são de Richard Kumagai, especialista em café da marca que, entre outros truques, revela para os amantes de um bom café que a regra inicial para todas as extrações é a água: deve ser mineral ou filtrada.

A dica universal é usar sempre um bom café que, de preferência, tenha sua torra e moagem o mais fresca possível. Importante também identificar a moagem mais adequada para o tipo de método. Para o preparo das receitas, a proporção básica entre pó e água é de 10g de pó para 100ml de água e isso vale para praticamente todos os métodos de extração, o que define a medida ideal é o gosto pessoal de cada um. Faça essa proporção e experimente, se achar fraco ou forte, basta regular a quantidade de pó, aumentando ou diminuído.

Confira os detalhes para cada preparo:

Para o clássico coado, comece lavando o filtro para remover o gosto de papel. Coloque a água para ferver e, no momento em que ela entrar em ebulição, desligue o fogo e deixe descansar por um minuto, até que chegue na temperatura ideal para coar. Neste momento, chegou a hora de umedecer o pó de café com parte da água e deixar ele respirar, preparando-o para receber bastante água. Aí, é só coar, controlando o fluxo de água que entra no pó e sai pelo filtro, pois deve sempre ser o mesmo. Dica especial: regule esse fluxo checando a saída da água.

Na prensa francesa, a dica especial está na moagem, tem que ser mais grossa. Antes da infusão que leva em torno de três a quatro minutos, coloque a água quente até a metade da cafeteira e misture com o pó, deixando respirar antes de completar com o restante da água. Durante o processo, o êmbolo deve ser abaixado bem devagar. Caso esteja muito resistente no meio, a etapa deve ser repetida. Para dar um sabor a mais, misture o pó com raspas de limão ou laranja.

O preparo ideal em cafeteira italiana requer cuidados. Ao colocar o café no funil, é recomendado que não aperte ou compacte o pó, somente dê uma leve mexida para assentar e retire o excesso nivelando com o dedo. Complete o compartimento de água e faça sempre em fogo baixo, começando o processo com a tampa da cafeteira aberta. Logo que bolhas começarem a sair, o líquido começará a fluir. Assim que diminuir o fluxo, as bolhas aparecerão novamente, e neste momento o bule deve ser tampado e o fogo desligado. A dica preciosa para este método é: para não queimar o líquido inicial, coloque um fio de água limpa na parte superior da cafeteira, onde cai a bebida coada.

 

 

Fonte: assessoria de imprensa