A falta de sono ou a dificuldade para adormecer pode interferir diretamente na qualidade de vida, principalmente durante o verão, por conta do calor. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aproximadamente 72% da população brasileira sofre com algum distúrbio relacionado ao sono. As causas podem ser desde distúrbios hormonais até o uso recorrente de aparelhos celulares, internet e redes sociais.
Os malefícios de uma noite mal dormida são muitos, principalmente a longo prazo. Entre os problemas, há um aumento do risco de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Além delas, ansiedade, depressão e diminuição da capacidade de raciocínio também podem acontecer. É pensando nisso que a nutricionista Priscila Gontijo, da Puravida, separou algumas dicas para equilibrar o sono neste verão. Confira abaixo.
Tenha horários
O sono é regulado por um relógio biológico interno, que ajuda a controlar a liberação de hormônios e neurotransmissores necessários para iniciar e manter o descanso. Ter horário para dormir ajuda a sincronizar esse mecanismo interno do corpo, permitindo que o organismo se prepare para o descanso na hora certa.
Limite o consumo de cafeína
a cafeína pode afetar a qualidade do sono, pois a substância é um estimulante que bloqueia a sinalização da adenosina, uma substância que se acumula ao longo do dia e gera sonolência. A cafeína pode permanecer no organismo por várias horas após a ingestão, por isso é importante limitar o seu consumo, especialmente após as 14h.
Crie um ambiente agradável
tente manter o quarto com uma temperatura confortável utilizando ventiladores ou ar-condicionado. O aparelho não precisa ficar virado para o corpo, já que o vento também pode atrapalhar o sono. Além deles, priorize colchão e travesseiros adequados e utilize roupas de cama com tecidos leves e respiráveis.
Evite grandes refeições após as 20h
Comer um grande volume de comida pode prejudicar o descanso, ocasionando problemas de digestão, refluxo ácido e desconforto gastrointestinal. Nesse sentido, jantar até às 20h e optar por refeições leves, com alimentos ricos em nutrientes e fibras, pode ajudar a manter a energia e a melhorar a qualidade do sono. Outra dica é evitar alimentos que possam causar desconforto, como as refeições picantes, gordurosas e açucaradas, especialmente antes de ir para a cama.
Restrinja o uso de celulares, redes sociais e internet
Primeiramente, a luz artificial emitida pelos dispositivos eletrônicos como smartphones, computadores portáteis e tablets podem reduzir a liberação de melatonina e estimular excessivamente o sistema nervoso. Afinal, a melatonina é um hormônio que tem, entre suas funções, o papel de avisar o corpo de que é hora de dormir.
Priorize a prática de atividade física pela manhã
A exposição à luz do dia e a prática de atividades físicas pela manhã podem ajudar a regular o relógio biológico e aumentar a disposição, facilitando dormir bem à noite. Além disso, o esporte também pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse que podem estar relacionados à insônia.
Consuma bebidas que ajudam no relaxamento
Priscila Gontijo comenta que o Blue Calm da Puravida é o sabor que a sua pausa merece. Afinal, a bebida com sabor limão possui a presença dos chás de camomila e maracujá, além de ter a incrível cor azul natural da spirulina. Seus ingredientes selecionados são a combinação perfeita para transformar a sua pausa em um momento de prazer.
Dicas de produtos
Travesseiro Memory Visco Emma Basics – Tecnologia NASA desenvolvida na Alemanha na Amazon
https://amzn.to/3vF5ybI
Travesseiro Ergonômico – Contra Dores no Pescoço e na Coluna. Combate a Insônia e o Ronco na Amazon
https://amzn.to/3SkNZ9S
Kit 2 Travesseiros Buddemeyer Toque de Pluma 50x70cm Branco na Amazon
https://amzn.to/3U4bsx6