Os cogumelos são fungos comestíveis considerados superalimentos por suas diversas propriedades nutricionais e medicinais. Assim, várias espécies de cogumelos estão disponíveis nos mercados e são apreciadas no mundo todo, podendo ser utilizados de diversas formas em pratos tanto da gastronomia ocidental como da oriental. Os tipos mais conhecidos são: o cogumelo Paris também chamado de champignon, o shitake, o shimeji, o porcini funghi secchi, e o Portobello.
Segundo a nutricionista da Hortifruti Natural da Terra, Karolina Almeida Nascimento, além de saborosos, os cogumelos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos essenciais. “Além disso, eles contêm antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir danos celulares, reduzindo o risco de doenças crônicas e são uma ótima fonte de proteína vegetal, sendo uma opção nutritiva para vegetarianos e veganos” explica Karolina. “A presença de fibras e compostos bioativos nos cogumelos promove um ambiente saudável no trato digestivo, auxiliando na digestão”, completa.
Importante também é o fato de que a produção de cogumelos pode ser realizada de forma sustentável, utilizando resíduos e materiais orgânicos, contribuindo para práticas agrícolas ecologicamente conscientes. Nesse sentido, a nutricionista sugere uma receita muito fácil e prática que pode deixar a alimentação do dia-a-dia muito mais saborosa, como nesse arroz especial com Champignons e quinoa.
Ingredientes
- 1 cebola
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- Meia xícara (chá) de quinoa
- 1 cenoura em tiras finas
- 1 xícara (chá) de buquês de brócolis japonês
- Meia xícara (chá) de champignon
- 1 pote de iogurte natural integral
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Preparo
1. Primeiramente, em uma panela, refogue a cebola em pedaços em 1 e meio litro de água fervente e mantenha em fogo baixo.
2. Em seguida, em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) da manteiga e refogue o arroz e a quinoa.
3. Então, junte a cenoura e, pouco a pouco, vá despejando o caldo quente, mexendo sempre até terminar todo o caldo.
4. Logo após, acrescente os brócolis e o champignon e cozinhe por cerca de 5 minutos.
5. Então, retire do fogo, acrescente a manteiga restante e o iogurte.
6. Por fim, polvilhe o queijo parmesão e sirva imediatamente.