Priorizar a experiência do cliente e a eficiência operacional para o futuro do varejo são as missões da startup portuguesa Sensei. Assim, a empresa chegou ao Brasil no segundo semestre de 2023 para uma expansão de inovação internacional. Afinal, a força do varejo nacional, que movimenta a economia no País, foi decisiva para que a empresa inaugurasse uma filial no mercado daqui, em São Paulo.
Comprar em uma loja física sem filas, sem ter de retirar os itens do carrinho ou da bolsa e sequer precisar escanear os produtos um a um, é atrativo para os clientes em função da agilidade e praticidade na correria do dia a dia.
Tecnologia proprietária
A Sensei desenvolveu tecnologia proprietária que, além de transformar a experiência do cliente na loja física agilizando as compras, otimiza a gestão da operação. Assim, em 2022, a empresa fechou importante parceria com o Super Muffato, uma rede brasileira de hipermercados e supermercados, oferecendo o mecanismo para a maior loja autônoma da América Latina, localizada em Curitiba (PR). Então, com o resultado positivo, a startup entendeu que há uma demanda reprimida no segmento e segue prospectando o cenário brasileiro para novos negócios.
“A jornada de compras é acessível para qualquer cliente que entre na loja, pois a Sensei cria o cesto de mercadorias em tempo real. No final da experiência, os artigos adquiridos aparecem automaticamente no terminal de pagamento para o cliente, sem a necessidade de escaneá-los. Os métodos de pagamentos são os mesmos do varejista numa loja convencional. Ao digitalizar o estabelecimento com a tecnologia Sensei, o varejista tira o atrito das filas no pagamento, reduz pessoal na frente de caixa e o furto de clientes e, ainda, ganha visibilidade do comportamento do consumidor dentro da loja. Este resultado só foi possível pela junção da visão computacional, sensores e algoritmos de IA”, disse Olivier Trave Bourely, country manager.
Segurança
Nessa modalidade existe um alto nível de segurança e uma precisão acima de 99% na utilização da visão computacional e tecnologia de fusão de sensores. Com isso, as reposições de produtos nas gôndolas e execuções de planogramas tornam-se mais eficazes e rápidas. De forma geral, toda a gestão do estabelecimento se torna mais efetiva e baseada em dados.
São diversas vantagens também para quem adquire essa novidade. Uma vez que a plataforma Sensei capta o comportamento de cada cliente de forma anônima (tempo e percurso). Além disso, constrói o funil de vendas na loja física, como é feito no e-commerce. Isso porque assim que a pessoa acessa o local, um avatar é ativado no sistema e vai captando todos os seus movimentos e roteiro. Quando os consumidores se identificam, o varejista poderá, por exemplo, enviar promoções de mercadorias que eles pegaram e devolveram na prateleira — o que abre uma oportunidade enorme de personalização das ações e da estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).
Ampliação dos Negócios
Ao estudar a amplitude do mercado brasileiro, a Sensei entende que a tecnologia desenvolvida pode ser aplicada em uma estratégia de multicanalidade e negócio multiplataformas.
Além dos supermercados, os atacarejos também estão na linha de frente da empresa com objetivo de modernizar e agilizar a jornada do formato de compra para pessoa jurídica. Até no segmento farmacêutico, que atualmente segue em forte expansão, há oportunidades de oferecer uma experiência inovadora.
“A Sensei pretende fechar parcerias com empresas da indústria para a fabricação no Brasil de armários refrigerados — os chamados cabinets autônomos, de fácil instalação em condomínios residenciais, centros comerciais, aeroportos, hotéis, universidades, escolas e academias. Estes cabinets utilizam a mesma tecnologia que a loja autônoma e vêm com uma plataforma digital de gestão para o varejista. Com mais espaço interior, o comerciante consegue colocar um sortimento mais adequado para o entorno onde estes cabinets se encontram. Para o consumidor é uma experiência de compra sem atrito e mais fluida que as das máquinas dispensadoras atualmente existentes,” disse Gilmario Cavalcante, head of operations & partnerships.
Já no tradicional modelo store-in-store, a Sensei oferece várias oportunidades a serem exploradas. Assim como praças de alimentação, universidades, escritórios, condomínios, aeroportos, locais de esportes e eventos e shoppings centers.
Presença na NFR 2024
Um exemplo dessa atuação, foi a estreia da startup na New Retail Federation 2024 (NFR), em Nova York (EUA). A NRF é considerada a maior feira do varejo mundial.
Fonte: assessoria de imprensa