Flacidez: Especialista dá dicas para diminuir a flacidez durante o processo de emagrecimento

Com a utilização de medicamentos à base de moléculas como semaglutida, tirzepatida, liraglutida, entre outras, nos processos de emagrecimento, um dos temas mais comentados na internet nos últimos dias é a flacidez. Afinal, termos como “Ozempic face” e “Ozempic butt” tem viralizado nas redes sociais e apontam alguns dos efeitos colaterais que os remédios, que proporcionam a perda de peso abrupta, podem causar.

Entretanto, é importante ressaltar que o aparecimento da flacidez pode ser uma resposta natural do corpo em processos em que há grande perda de peso. Assim, mesmo quando não há o uso de medicamentos, pois, geralmente, a pele perde elasticidade e não consegue acompanhar com a mesma rapidez a nova forma corporal, deixando o aspecto flácido. Além disso, fatores como idade, predisposição genética, rapidez e quantidade de peso perdido podem influenciar nesta condição.

Segundo Karla Confessor (CRM/RJ 693103), nutróloga da Clínica Leger, “quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e colágenas que sustentam a pele perdem a capacidade de contração, tornando a pele mais flácida. Assim, alguns cuidados são essenciais na alimentação para ajudar a diminuir esse efeito como uma dieta balanceada com um bom aporte de macro e micronutrientes, ou seja, rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de manter-se hidratado, pois a água ajuda a prevenir a flacidez”, explica.

Nesse sentido, a especialista apresenta alguns hábitos e procedimentos que podem auxiliar na melhora e diminuição da flacidez em casos de emagrecimento, confira:

Alimentação balanceada e atividade física regular

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para manter a elasticidade da pele. Além disso, uma rotina regular de atividades físicas pode auxiliar a tonificar os músculos e reduzir a aparência de flacidez, entre outros benefícios.

Criolipólise

O procedimento auxilia com a perda de medidas, ao congelar e eliminar as células de gordura, ajudando a redefinir contornos corporais e reduzir a flacidez. Desse modo, acompanhada de dieta equilibrada e atividade física, possibilita uma perda mais expressiva das medidas e ajuda a conservar a aparência por mais tempo.

Morpheus 8

A tecnologia que combina microagulhamento com radiofrequência que estimula colágeno de dentro para fora auxiliando no tratamento de gordura localizada e flacidez, entre outros, resultando em uma melhora no aspecto da pele, com mais firmeza.

Ultraformer MPT

A tecnologia atua através de ondas de calor micropulsadas que estimulam a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele. Assim, chegando até a camada muscular, reduzindo a flacidez, gerando o efeito lifting e atenuando rugas e linhas finas. Além de papada, umbigo triste e outras queixas relacionadas à falta de firmeza da pele.

Sobre a Dra. Karla Confessor

Dra. Karla Confessor (CRM/RJ 693103) é médica graduada pela Universidade Gama Filho. Além de pós-graduada em Radiologia e diagnóstico por imagem pela SCMRJ e PUC. Também é mestre em medicina pela UFRJ e pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN.

Fonte: assessoria de imprensa