Proteste aponta Álcool nos Pães de Forma acima dos limites aceitáveis de consumo
Foto: Pixabay

Um estudo recente da PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, revelou que várias marcas populares de pão de forma apresentam níveis de álcool elevados. Assim, a análise de seis dos dez produtos tiveram esta classificação. Nesse sentido, a descoberta gera sérias preocupações para a saúde, particularmente para grávidas e bebês.

Álcool na produção de pães

Durante a produção de pães, ocorre um processo de fermentação em que os açúcares da massa são convertidos em álcool etílico e gases. Embora a maior parte desse álcool evapore durante a cozedura, um relatório recente* indica que alguns pães ainda contêm níveis de álcool preocupantes quando chegam ao consumidor.

*Relatório Técnico e Mercadológico Proteste, 29/02/2024

A indústria utiliza conservantes diluídos em álcool porque o pão é um alimento altamente perecível. Assim, estes conservantes são borrifados no pão antes de embalá-lo e garantem que o produto chegue intacto aos consumidores sem a formação de mofo. Mas, quando essa aplicação é excessiva, o teor de etanol no pão pode se tornar muito elevado.

O Estudo

De acordo com a legislação brasileira*, considera-se uma bebida não alcoólica quando ela apresenta um teor de etanol de no máximo 0,5%. Assim, o estudo indica que alguns pães brasileiros deveriam trazer um aviso na embalagem: “CONTÉM ÁLCOOL”.

O estudo avaliou dez marcas de pão de forma mas apenas quatro dessas marcas apresentaram níveis de etanol inferiores a 0,5%.  Por exemplo, um lote da marca Visconti, revelou um teor alcoólico de 3,37%, enquanto a Bauducco apresentou 1,17%.

Marca% MedidoProdutos Alcoólicos 0,5%
Visconti3,37Não Conforme
Bauducco1,17Não Conforme
Wickbold 5 zeros0,89Não Conforme
Wickbold Sem Glúten0,66Não Conforme
Wickbold Leve0,52Não Conforme
Panco0,51Não Conforme
Seven Boys0,50Conforme
Wickbold0,35Conforme
Plusvita0,16Conforme
Pullman0,05Conforme

*Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009

Fonte: Proteste