Simples, versátil e nutritiva, a tapioca tem uma rica história cultural no Brasil. O ingrediente principal da tapioca é a mandioca. De origem indígena, o alimento faz parte, principalmente, da culinária nordestina. A região nordeste não só fornece mandioca para o consumo local, mas também para outras partes do país e para a exportação, destacando a importância econômica e cultural dessa raiz para o Brasil.
Podemos incluir essa delícia em qualquer refeição do dia, desde pratos salgados até doces incríveis. A tapioca não contem glúten, o que a torna uma excelente opção para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca.
Pão Francês X Tapioca: qual o melhor?
Muitas pessoas acabam retirando o pão francês por acreditarem que ele engorda e que irá atrapalhar na dieta, e substitui por uma tapioca. Mas será que ela é realmente melhor? A nutricionista Monik Cabral explica que tanto o pão francês quanto a tapioca são fontes de carboidratos, que vão dar energia para o seu corpo. A diferença de calorias entre os dois não é grande.
Além disso, ambos tem um alto índice glicêmico (por não ter quase nada, ou nada, de fibras). Isso significa que a glicose sanguínea se eleva rapidamente, ou seja, gerando um pico de insulina, que por ser um hormônio lipogênico estimula a formação do tecido adiposo, a gordura. Mas a tapioca pode causar picos de açúcar no sangue mais rápidos.
A tapioca tem um teor naturalmente baixo de sódio, o que é benéfico para pessoas que precisam controlar a ingestão de sal. Já o pão francês pode ter um teor de sódio mais alto, o que não é ideal para quem precisa controlar a ingestão de sal.
A tapioca é baixa em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, o que pode não ser ideal para uma alimentação equilibrada. Dependendo do tipo de farinha usada, o pão francês pode conter mais fibras e proteínas do que a tapioca.
Leia também
Receita de cuscuz de tapioca
Receita Zero Açúcar: Bolo de Tapioca com Coco
Aprenda a fazer rolinhos de tapioca com salmão defumado
Pão integral x Tapioca
“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos.”
Nutricionista Monik Cabral
Enquanto a tapioca tem zero de fibras, pouquíssimos nutrientes e somente carboidratos simples, o pão 100% Integral tem muitas fibras e nutrientes essenciais, auxiliando na saciedade e no bom funcionamento intestinal. O pão integral além de muito saboroso, enriquece sua rotina alimentar com os inúmeros benefícios que as fibras, vitaminas e minerais proporcionam ao seu organismo.
Como escolher a tapioca?
Escolher a tapioca certa pode fazer uma grande diferença na qualidade do prato final. Devemos verificar a data de validade na embalagem para garantir que a goma da tapioca esteja fresca. A goma fresca faz uma tapioca mais saborosa e de melhor textura.
Além disso, observar os ingredientes na composição. Dê preferência para tapiocas com poucos ingredientes, apenas a fécula de mandioca e água. Evite aquelas com aditivos, conservantes ou ingredientes artificiais.
Não esqueça que, após abrir a embalagem, guardar a goma da tapioca em um recipiente hermético e mantenha em local fresco e seco para preservar a qualidade.