Vinagre não é tudo igual. Saiba as principais diferenças e indicações de uso

Quem nunca incluiu o vinagre em alguma receita, como tempero, para marinar, ou, até mesmo, para higienizar os alimentos? Mas de onde surgiu este ingrediente versátil com diversas aplicações?

Origem

Segundo o Nutrition Source, uma autoridade líder em conhecimento sobre alimentos e nutrição, sediado no Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública T. H. Chan de Harvard, sua origem remonta a 5000 A.E.C. na Babilônia. O uso não era apenas para cozinhar, mas também como medicamento, conservante e bebida para aumentar a força e promover o bem-estar. Afinal, a lenda conta que alguém esqueceu um vinho armazenado por vários meses, e o vinho fermentou e azedou, levando à descoberta do vinagre.

Os diferentes tipos de vinagre variam conforme o material de fermentação e o método de produção.

Vinagre de Maçã: Feito a partir da fermentação da cidra de maçã.

Os shots de vinagre de maçã se tornaram uma tendência entre celebridades e influenciadores, que atribuem a essa prática diária melhorias significativas no metabolismo, digestão e imunidade. O vinagre de maçã auxilia nas dietas. Assim, como contribui para a detoxificação do fígado, o produto aumenta a saciedade, ajudando a controlar o apetite, o que é mais difícil em períodos mais frios, quando o aumento de consumo de alimentos mais calóricos ganha mais espaço.

“Os famosos têm adotado os shots de vinagre de maçã por seus efeitos positivos no inverno para manter a saúde equilibrada e acelerar o metabolismo em dietas, e isso tem ajudado a ampliar a divulgação ainda mais sobre essa prática”, comenta Rodrigo Margoni, especialista em vinagres.

Shot Clássico (nutricionista Andreia Camilla Oliveira)

Ingredientes– 1/2 copo de água.
– Suco de 1 limão.
– 10 gotas de Própolis.
– 1/2 colher de café de Cúrcuma e pitada de pimenta caiena.
– 1/2 colher de café gengibre.

Variações

1/2 copo de água mineral (pode ser substituído por chá de gengibre ou hortelã) + 1/2 limão + pitada de sal rosa + 1/2 colher chá de canela + 1/2 colher chá de gengibre.

Meio copo de água + 10 gotas de extrato de própolis + 1/2 limão, 1/2 colher de chá de cúrcuma + 1 colher de chá de pólen orgânico e pitada de pimenta em pó.

1/2 copo de água + 1 colher de chá de machá em pó + colher de chá de vinagre de maçã (ou suco de 1 limão) + 1 colher de chá de gengibre ralado.


Vinagre de Vinho:

Produzido a partir de vinho tinto ou branco. O vinagre de vinho é uma adição prática e saborosa como tempero para salada, marinada, molho e redução. Além de conservar vegetais, criando picles saborosos e crocantes. Quando misturamos com água, podemos usar o vinagre de vinho como desinfetante para superfícies e utensílios na cozinha.

Vinagrete de Goiabada com vinagre de vinho tinto (Receita Amélia Whitaker)

Ingredientes

  • 100 ml de azeite de oliva;
  • 30 mil de vinagre de vinho tinto;
  • Uma a duas colheres de sopa de Goiabada Cremosa Flormel.

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador até atingirem uma consistência homogênea.


Vinagre Balsâmico:

O vinagre balsâmico tem origem a partir de mosto de uva, que é o suco de uva não fermentado. Assim, ele adiciona um sabor rico e sofisticado a muitos pratos, tornando-o um ingrediente valioso na cozinha. Assim, usamos muito em saladas, marinadas, molhos e como um complemento para pratos de carne e vegetais. Pode também ser reduzido para criar um molho espesso e doce.

Couve-flor temperada (chef Carol Arruda)

Ingredientes

1 couve-flor, sem as folhas
4 colheres (sopa) de tahine
1colher (sopa) de água
Uma colher (sopa) de azeite
1colher (sopa) de vinagre (balsâmico ou de vinho tinto)
Uma pitada boa de sal
1 colher (chá) de Patê de Biquinho Defumado (usei a da Sabor das Índias)
Entre 8 e 9 gotas de Molho de Pimenta de Malagueta com Caju e Rapadura (usei a da Sabor das Índias)
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de tempero sumac (opcional) ou outra especiaria que goste
5 galhos de tomilho

Modo de Preparo

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 200°. Em seguida, misture todos os ingredientes num potinho, menos o tomilho. Então, pincele por toda a couve-flor esse molho e espalhe os ramos de tomilho por ela.

Logo após, coloque em uma assadeira e asse no forno por cerca de 45 minutos a 1h20min, dependendo do tamanho da couve-flor.

Em seguida, deixe ficar bem dourada. Por fim, sirva com coalhada seca, coentro ou salsinha, raspas de limão.

Também combina com homus ou queijo parmesão ralado.


Vinagre de Arroz:

Usado frequentemente na culinária asiática, feito a partir da fermentação de arroz.