No Dia da Cerveja (2/08), especialistas esclarecem curiosidades. Aprenda também a fazer Carne assada na cerveja preta

A cerveja tem uma longa trajetória histórica e as primeiras evidências da bebida aconteceram na antiga Mesopotâmia, que corresponde à região do atual Iraque. Os sumérios, que viviam na Mesopotâmia, frequentemente recebem crédito pela invenção da cerveja. Eles registraram a produção e o consumo da bebida e tinham uma deusa da cerveja chamada Ninkasi. Segundo a organização  World History, as cervejeiras eram mulheres, mais provavelmente as sacerdotisas de Ninkasi, e no início a fermentação da bebida acontecia em casa.

Comemora-se o Dia Internacional da Cerveja em 2 de agosto e Comida na Mesa reúne algumas dicas e informações sobre esta bebida amada pelos brasileiros.

Cerveja causa barriga?

Para Fernanda Lopes, nutricionista do Emagrecentro, “O ganho de peso está mais relacionado ao consumo em excesso de calorias na dieta total do que especificamente à cerveja. Já o inchaço que pode acontecer após o consumo da bebida está atrelado a fermentação dos carboidratos no líquido, que gera um desconforto abdominal em algumas pessoas”.

“Embora light ou zero contenham menos calorias e seja útil para quem está em processo de emagrecimento e não quer abrir mão da bebida, é importante esclarecer que não oferece benefícios significativos adicionais à saúde em comparação com as cervejas tradicionais. Para isso, o cuidado deve estar na frequência do consumo, que deve ser moderado, independente da bebida escolhida”.
Fernanda Lopes

Toda cerveja é bastante amarga?

A especialista Paula Guedes aponta que a cerveja é a bebida mais variada que existe quando o assunto é sabor. Nesse sentido, pode até ter um certo amargor, mas nem sempre é assim. Então, a escala de IBU (International Biterness Unit, ou Medida Internacional de Amargor) pode te ajudar a entender a intensidade de cada rótulo. Afinal, o gosto amargo geralmente vem do lúpulo e pode ser medido pelo IBU , a escala que dimensiona a intensidade, variando de 0 a 120. Ou seja, quanto maior a sua posição na escala de amargor, mais intensa é a bebida. Assim, em alguns estilos, no entanto, ele fica imperceptível, como no caso das cervejas doces, ácidas e até mesmo as ligeiramente salgadas.

Qual a importância da cor da garrafa de cerveja?⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O beer sommelier Robson Vergillio, esclarece que as garrafas podem variar da cor âmbar e marrom para preservar o aroma, cor e sabor da cerveja, servindo, assim, como um ‘filtro solar’. Assim, quando aquecido, o lúpulo presente na receita gera iso-alfa-ácidos, que são um dos responsáveis pelo amargor, mas quando presente em excesso, pode deixar a bebida com odor e cor desagradáveis. 

Como conservar a cerveja corretamente?

Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, explica que a alteração da temperatura pode modificar o sabor da cerveja. Nesse sentido, essa mudança pode acabar gerando reações químicas na bebida. Assim, alterando seu teor alcoólico, sua quantidade de açúcares e até o gás dentro da embalagem.

Ou seja, quanto menos alcoólica e mais leve, mais gelada ela deve ser consumida. Bem como, quanto mais encorpada, menos gelada devemos consumi-la. Ou seja, no geral, as cervejas são degustadas entre 3º e 15º, dependendo do seu estilo e características.

“Poucas pessoas sabem, mas optar pelo copo certo para o estilo de cerveja que você está bebendo contribui para manter as bolhas de CO2 liberadas pela bebida, prolongar a vida da espuma durante a degustação e ajudar a realçar aromas, sabores e a efervescência única do estilo”.
Alexandre Vaz

Confira a receita da Carne assada na cerveja preta (Divino Fogão)

Receita de carne assada na cerveja preta é fácil de preparar

Ingredientes


1kg de cupim ou maminha
50ml de azeite
100g de salsão picado
200g de cebola
2 dentes de alho
300ml de molho de tomate
710ml de cerveja preta
Sal a gosto
3 folhas de louro
Pimenta-do-reino a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino e reserve. Em seguida, em uma frigideira, aqueça o azeite e sele a carne de todos os lados. Assim, na mesma frigideira, refogue a cebola, o alho e acrescente o salsão, as folhas de louro, o molho de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve. Logo após, em uma panela de pressão, coloque a carne, o molho, a cerveja e cozinhe por, aproximadamente, 30 minutos. Então, corte a carne e coloque em um refratário, regue com o molho e finalize com a salsinha.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 3 a 4 pessoas