Abrasel lança cartilha com orientações para bares e restaurantes enfrentarem quedas de energia
Foto: Midjourney

Quedas de energia elétrica, como a que aconteceu na capital paulista no início deste mês, são imprevistos que podem causar transtornos e prejuízos nos bares e restaurantes. Com a chegada do período chuvoso, os temporais podem causar apagões com frequência. Assim, além de afetar consumidores, também prejudica quem empreende — inclusive, no setor de alimentação fora do lar.

A partir disso, a Abrasel lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas para quem trabalha no setor de bares e restaurantes enfrentar quedas de energia elétrica. O guia traz dicas de ações imediatas a serem tomadas nas mais variadas frentes. Como por exemplo, comunicação com clientes e fornecedores, segurança dos alimentos e até como proceder para avaliar prejuízos e embasar eventuais pedidos de indenização.

Para ajudar os estabelecimentos a se prepararem para situações como essa e tentar mitigar os prejuízos, a cartilha da Abrasel traz nove recomendações práticas. Assim, com o objetivo de auxiliar quem empreende no setor.

Orientações para mitigar os prejuízos

Com a falta de energia, bares e restaurantes não só enfrentam quedas nas vendas, como também enfrentam problemas de armazenamento dos estoques. Nesse sentido, eleva ainda mais a chance de danos para a empresa.

A especialista em segurança dos alimentos e autora da cartilha, Adriana Lara, destaca a importância de ter um protocolo de ação para quando houver apagões no estabelecimento. Assim, com orientações claras para os trabalhadores, sobre como proceder de forma adequada.

“Nosso objetivo é capacitar os empreendedores do setor de alimentação a enfrentarem os desafios impostos pelos apagões. Assim, protegendo tanto seus negócios quanto a saúde dos consumidores. Nesse sentido, a cartilha aborda uma série de medidas preventivas e corretivas. Assim, queremos que os estabelecimentos estejam preparados para agir de forma proativa, minimizando os prejuízos. Além de garantir a continuidade dos serviços com a máxima qualidade”.

A cartilha traz, ainda, informações sobre as Medidas do Governo para quem teve prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica em São Paulo no começo deste mês.

Fonte: assessoria de imprensa