O intestino é muito mais do que apenas o órgão responsável pela digestão dos alimentos, ele também é conhecido como “segundo cérebro”. Isso porque desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo e está intimamente ligado ao cérebro.
O órgão possui cerca de 500 milhões de células nervosas e mais de 30 neurotransmissores. Nesse sentido, é o único no corpo humano capaz de funcionar sozinho, sem precisar de comando cerebral. Além disso, abriga trilhões de bactérias que compõem a microbiota intestinal, influenciando a imunidade, o metabolismo e até a saúde mental. Cuidar da alimentação e da saúde intestinal é, portanto, essencial para o equilíbrio físico e emocional, como afirma Maryane Malta, diretora técnica de nutrição da Clínica Seven.
Leia também
Nutricionista ensina receita de suco para “soltar” o intestino
“Cerca de 70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino e nele acontecem etapas importantes da digestão e absorção de nutrientes e micronutrientes. Por isso, é indispensável manter a integridade da parede intestinal e a absorção de nutrientes correta. Além de alimentação balanceada, o consumo de alimentos antioxidantes, como cúrcuma e extrato de própolis, por exemplo, podem melhorar a saúde intestinal e o sistema imunológico. Além disso, suplementos com glutamina, como Golden Glutamine, que já contém esses alimentos, também são recomendados para quem procura recuperar a saúde do sistema imunológico e digestivo”.
Fonte: assessoria de imprensa