Com a chegada do fim de ano, aumento das viagens e período chuvoso, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados para proteger seus eletroeletrônicos ou, até mesmo, cometendo erros que resultam na perda de aparelhos domésticos. Luciano Duque, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca a importância de precauções simples, mas fundamentais, para evitar danos causados por descargas elétricas ou oscilações na rede elétrica.
O Brasil é recordista mundial em descargas elétricas, são 77,8 milhões de raios todos os anos, conforme relatório publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT). Nesse sentido, ao pensar em deixar a casa vazia, o docente afirma que o primeiro passo é verificar se as instalações da residência possuem o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). Nesse sentido, devemos instalar tanto no quadro geral de distribuição quanto nas tomadas.
De acordo com a norma NBR 5410, que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas de baixa tensão, esses dispositivos são essenciais para a casa de descargas atmosféricas, sejam diretas ou induzidas. “Quando cai um raio na rede elétrica, ele pode alcançar a residência e danificar os equipamentos conectados às tomadas. Com a instalação do DPS, esse risco diminui”, explica Luciano.
Ao se ausentar por muitos dias do ambiente, também é essencial remover os plugues dos aparelhos das tomadas. Desconectar os equipamentos não oferece risco algum e é uma prática eficaz para prevenir danos. “Devemos desligar televisores, computadores e outros dispositivos obrigatoriamente por precaução. A única exceção é a geladeira, que mantém alimentos perecíveis e precisa continuar funcionando”, orienta o docente do CEUB.
Inspeções regulares na rede elétrica
Não é só na hora de viajar! Luciano Duque indica realizar inspeções regulares nas instalações elétricas com um profissional capacitado. Assim, ele poderá verificar se estão adequadas e garantir a segurança dos equipamentos tanto no quadro geral quanto nas tomadas, para proteger o lar dos surtos elétricos.
“Ao adotar essas medidas preventivas, é possível evitar transtornos e garantir a segurança dos eletrônicos, permitindo a ausência de casa com maior tranquilidade.”
Fonte: assessoria de imprensa