Antioxidantes no prato: o poder dos alimentos que combatem radicais livres e fortalece a imunidade
Em tempos de preocupação e cuidado crescente com a saúde, alimentos ricos em antioxidantes têm ganhado destaque por seus benefícios comprovados no fortalecimento do sistema imunológico. Nesse sentido, frutas vermelhas, cúrcuma e gengibre ajudam a combater os radicais livres e trazem diversos benefícios para a saúde do organismo.
“As frutas vermelhas, como o morango, mirtilo, amora e framboesa, são poderosas fontes de antioxidantes naturais. Esses alimentos são ricos em vitaminas C, quercetina, ácido elágico e antocianinas, compostos que ajudam a proteger as células contra danos oxidativos e contribuem para a funcionalidade do sistema imunológico”, explica Dáffily Gomes, nutricionista e tutora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual.

A especialista comenta, também, que o consumo regular dessas frutas pode reduzir o risco de doenças e manter o corpo protegido de inflamações e infecções.

Amplamente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma é um ingrediente que vai além do sabor da culinária. Seus compostos principais, os curcuminoides, especialmente a curcumina, têm um papel importante no reforço da imunidade, pois inibem processos inflamatórios e estimulam a produção de células imunológicas, como os macrófagos e linfócitos.

“Então, essa atuação fortalece a defesa natural do corpo e pode ser um recurso essencial para a prevenção de doenças crônicas e infecções”, conta a nutricionista.

Nesse sentido, outro alimento que merece atenção é o gengibre. Afinal, os compostos bioativos presentes no gengibre atuam na redução de inflamações, no alívio de náuseas e na melhora da saúde respiratória. Além de proteger as células contra danos oxidativos, ele fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir diabetes e doenças cardíacas.
Assim, a combinação das frutas vermelhas, cúrcuma e gengibre cria um efeito sinérgico muito benéfico para o corpo. Nesse sentido, potencializando a neutralização de radicais livres e promove uma resposta imunológica poderosa. “Enfim, é uma verdadeira bomba de saúde, ideal para quem busca prevenir doenças, e, melhorar a qualidade de vida de forma geral”, reforça a tutora.
Além dos benefícios antioxidantes, esses alimentos oferecem vantagens como a melhora da função cognitiva, a proteção cardiovascular e o suporte à digestão. No entanto, a especialista alerta que o uso excessivo de cúrcuma ou gengibre, mesmo sendo naturais, exige orientação profissional, especialmente para pessoas com doenças crônicas ou gestantes.
Para incluir esses alimentos na rotina, a nutricionista sugere opções práticas e saborosas. “As frutas vermelhas podem ser consumidas in natura ou adicionadas a saladas, smoothies e iogurtes. A cúrcuma é ideal para temperar pratos como legumes, arroz e carnes. Já o gengibre, pode ser usado em sucos, chás, sopas e saldas”, conclui.

Fonte: assessoria de imprensa