No período de volta às aulas, é essencial montar uma lancheira equilibrada, prática e atraente para as crianças. O ideal é incluir alimentos que proporcionem energia, vitaminas e minerais essenciais, além de facilitar o consumo.
Então, para inspirar os hábitos saudáveis neste período, Jasmine, marca referência em alimentação saudável, traz as dicas da nutricionista Karla Maciel. Confira!
Comprar o lanche na cantina ou preparar em casa? Qual a melhor opção?
A nutri explica que ao preparar o lanche em casa, existe um maior controle sobre os ingredientes utilizados nas preparações, garantindo uma refeição mais balanceada, livre de conservantes, corantes artificiais e excesso de açúcares ou gorduras.
Além disso, a montagem em casa permite adaptar a alimentação às necessidades e preferências da criança, considerando possíveis restrições alimentares.
Segundo a nutri, existem três fatores principais que justificam a preparação do lanche em casa como a melhor das alternativas.
Variedade e equilíbrio – é possível garantir a inclusão de frutas, proteínas, carboidratos saudáveis e fibras na lancheira escolar;
Economia – os lanches preparados em cantinas escolares apresentam um custo elevado em longo prazo, tornando mais econômico levar de casa.
Educação alimentar – uma vez que os pais podem envolver a criança no preparo, desenvolvendo hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes.
Mas, afinal, o que não pode faltar na lancheira?
Frutas
Escolha opções que sejam simples de comer e não estraguem rapidamente, como: Bananas: (Práticas e ricas em potássio, ajudam na energia), Uvas sem sementes: (Pequenas, doces e simples de consumir) Maçãs: Rica em fibras e bem aceita pelas crianças, Pêras: Suaves e hidratantes, ótimas para digestão, Morangos: Fonte de vitamina C e antioxidantes e Kiwis (fatiados): Ricos em vitamina C e fibras.
Fontes de proteína
Essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. Entre as melhores escolhas estão o iogurte natural ou grego sem açúcar, queijos em cubinhos ou palitinhos, ovos de codorna cozidos e pasta de amendoim sem açúcar, que podem ser combinados com frutas ou pães integrais/ sem glúten.
Carboidratos saudáveis
Pães integrais ou wraps, cookies integrais e panquecas de banana com aveia, são excelentes alternativas já que fornecem energia física e mental para o aprendizado da criança.
Vegetais práticos
Tomate cereja, palitinhos de cenoura, ou pepino e milho cozido são formas de oferecer fibras e vitaminas de forma atrativa.
Bebidas saudáveis
A hidratação é muito importante. Não pode faltar a água, sucos naturais sem adição de açúcar e, como sugestão diferenciada, a água de coco.
Jasmine possui um portfólio infantil completo, com embalagens sem rótulos complicados. Segundo a empresa, os produtos não contêm ingredientes prejudiciais à saúde, como sódio, açúcares e gordura saturada.
Fonte: assessoria de imprensa