A Quinta do Olivardo, em São Roque, que produz mais de 8 mil Pastéis de Belém por fim de semana, ganhou como melhor doce do Estado de São Paulo no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo no começo deste mês.
Concorrendo com 360 estabelecimentos de todo o Estado, foi um dos 28 premiados. “A alquimia na união da farinha, manteiga, açúcar, baunilha e alguns segredinhos, faz deste doce um dos mais pedidos da Quinta”, explica Olivardo Saqui.
A receita de pastel de nata está na família há anos. O docinho português é a sobremesa que mais agrada o público do restaurante. A cada 15 minutos, um sino anuncia fornadas quentinhas do doce. Para comemorar o feito, funcionários e clientes batem palmas, transformando o ambiente em uma verdadeira festa.
Abaixo a receita que adoça tanta gente.
Pastel de Belém
Ingredientes
Massa
2 kg de farinha de trigo
250 gramas de manteiga folheada
100 gramas de sal
1 kg de manteiga folhada (para abrir a massa)
Modo de preparo
Misture a farinha, a manteiga (250 gramas) e o sal até formar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar 10 minutos.
Na sequência, abra a massa e passe a manteiga folheada na massa, dobrando a massa ao meio cada vez que abrir e passando mais manteiga. Repita o processo até acabar a manteiga.
Recheio
2 caixas de leite (2 litros)
2 pacotes de açúcar
240 gramas de farinha de trigo
1 limão Taiti
10 gotas de essência de baunilha
1 pau de canela
1 litro de gema
Modo de preparo
Ferva o leite com o limão e a canela. Adicione o açúcar, a farinha de trigo e mexa até encorpar. Deixe esfriar. Adicione as gemas e finalize com as gotas de baunilha.
Montagem
Abra a massa folhada em forminhas de empadinha e adicione o receio. Leve ao forno, pré-aquecido a 180° e deixe assar até dourar.