O verão pede rótulos com leveza e frescor. Com as temperaturas mais altas, o consumo de vinhos brancos, rosés e espumantes aumentam consideravelmente, devido à sua maior acidez, além do fato de podermos servi-los gelados.
Quem não abre mão dos tintos, pode escolher os mais leves, com pouca ou nenhuma passagem por barricas de carvalho,com taninos sutis, maior acidez e que possam ser servidos em temperaturas mais baixas. Aposte nas uvas Pinot Noir, Barbera e Gama, mas não deixe de ler as descrições do vinho, você pode descobrir uvas novas que podem cair bem no verão, depende das condições que a uva foi cultivada e do processo de produção.
Para ajudar na hora da escolha, a sommelière Ana Cristina Fulgêncio, da Wine.com.br, fez uma seleção de rótulos perfeitos para curtir bons momentos durante a estação.
Brancos
Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Branco 2017 – Espanha
A linha Toro Loco é um sucesso no Brasil, e esse exemplar branco, que mistura as uvas Sauvignon Blanc e Viura, é perfeito para curtir os dias mais quentes. Pode ser harmonizado ou simplesmente acompanhar um dia na praia.
Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2017 – Portugal
Vinho Verde não é o nome de um vinho e, sim, de uma região portuguesa que tende a elaborar exemplares leves e fáceis de beber. Não deixe esse verão passar sem provar esse rótulo, que é incrível.
BX Sauvignon Blanc 2017- França
Sempre temos a ideia de que vinho francês para ser bom tem que ser muito caro. A linha BX, elaborada em Bordeaux, veio para desmistificar esta percepção. A versão branca traz a uva Sauvignon Blanc que carrega um frescor delicioso.
Rosés
Partridge Reserva Malbec Rosé 2017 – Argentina
A uva Malbec não tem potencial apenas para dar vida a vinhos tintos pesados e cheios de madeira. Ela é versátil e capaz de produzir vinhos rosés bastante frutados e com boa acidez. A temperatura ideal para servir e apreciar da melhor maneira é 10ºC.
Première de Figuière Rosé 2017 – França
Quando se fala em elegância no mundo dos vinhos rosés, a primeira região que deve vir à mente é a Provence. Esse exemplar pontuado, com aromas frutados, floral e com boa acidez no paladar é perfeito para o verão e para conhecer essa importante região produtora.
Espumantes
Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut – França
Espumante é uma ótima pedida para o verão. O Veuve d’Argent Brut, sucesso na Wine.com.br, é ideal para ser consumido na estação mais quente do anos por ser leve, possuir boa acidez e ter uma ótima relação custo x qualidade.
Espumante Louis Bouillot Rosé Brut – França
A França é o país mais famoso na produção de espumantes do mundo. Esse rosé da Louis Bouillot, elaborado na Borgonha, mescla as tintas Merlot, Pinot Noir, Gamay e Grenache. O resultado se resume em elegância, frescor e personalidade. Vale a prova!
Espumante Fantinel One & Only D.O.C. Prosecco Brut 2016 – Itália
O espumante Prosecco, esse nome está relacionado à área de produção localizada no nordeste da Itália, é um dos espumantes mais refrescantes. O One & Only é delicioso, faz jus à tipicidade da região e é elaborado pela Fantinel, renomada vinícola italiana.
Tintos
Bobal deSanjuan Viñas Viejas D.O.P. Utiel-Requena 2016 – Espanha
Experimentar uvas diferentes é sempre interessante. Esse exemplar espanhol é elaborado com a uva Bobal, que gerou um vinho leve, frutado, com boa acidez e taninos sutis. Características que o tornam especial para ser degustado no verão.
Baron Philippe de Rothschild Cadet d’Oc Pinot Noir 2017 – França
A Pinot Noir costuma ser uma excelente aposta para quem gosta de vinhos mais leves e fáceis de serem bebidos. É, claro, que existem exemplares complexos, principalmente na Borgonha. Esse rótulo do sul da França é leve e possui boa acidez, pode apostar!